Peça do mês - agosto

Peça do mês - agosto De 6 a 31 de agosto

Moeda1Moeda2

 

Descrição: MEDALHA  - “ALJUBARROTA A DINASTIA DE AVIZ”
“TEMPOS DE GRANDEZA 1385-1580”  “DE ALJUBARROTA A ALCÁCER QUIBIR”
Material: Prata
Dimensões (cm) - Diametro: 4,05; Espessura: 0,25cm
N.º de Inventário: E1832

 

Foram quase 200 anos (195) de uma dinastia reinante que deu “Novos mundos ao mundo”, abrindo caminho a séculos de poderio económico para o reino de Portugal. Falamos da segunda dinastia a reinar em Portugal, começando no ano de 1385, quando D. João foi aclamado rei. anverso

Um ano que está também para sempre gravado na nossa história de Porto de Mós e que por isso aqui destacamos.

Como peça do mês, apresentamos a Medalha “ALJUBARROTA A DINASTIA DE AVIZ”, (imagem de D. João I e o exército) alusiva ao feito marcante da História Nacional que teve como cenário o campo de São Jorge, pertencente à freguesia de Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós. À data de 14 de agosto de 1385 travou-se a importante e definidora Batalha Real - “Batalha de Aljubarrota”, entre dois exércitos régios (português e castelhano) uma das raras grandes batalhas campais da Idade Média, e um dos acontecimentos mais decisivos da história de Portugal. O resultado imediato foi a derrota definitiva dos castelhanos, o fim da crise de 1383-1385, e a consolidação de D. João I como rei de Portugal, fundador da Dinastia de Aviz.

Entre nós há mais do que uma data marcante. O dia 14 de agosto e também o dia 20, dia em que D. João I doava a vila de Porto de Mós ao grande Herói dos seus triunfos, D. Nuno Alves Pereira, o herói da batalha, o grande apoiante de D. João I.

Porto de Mós, porto de chegada, estadia e de partida, é um local de inegável importância na afirmação nacional. Visite-nos neste Agosto de 2018.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.