Ação de fiscalização arrancou hoje em Porto de Mós

Ação de fiscalização arrancou hoje em Porto de Mós O arranque do projeto de fiscalização da GNR “Prevenir já”, teve lugar hoje, às 08h30, junto ao edifício dos Paços do Concelho de Porto de Mós...

O arranque do projeto de fiscalização da GNR “Prevenir já”, teve lugar hoje, às 08h30, junto ao edifício dos Paços do Concelho de Porto de Mós, na Praça da República, tendo contado com a presença do Chefe da Secção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente do Comando Territorial de Leiria, Major Pedro Teixeira, do Comando da base de Reserva de Alcaria, Sargento-Ajudante Rui Teixeira e do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, João Salgueiro.

Após a formatura de pelotão, o Presidente da Câmara Municipal dirigiu algumas palavras às entidades presentes, elogiando o seu esforço e empenho no trabalho desenvolvido no concelho na prevenção de incêndios florestais.

A ação que hoje se realiza nas dez freguesias do concelho de Porto de Mós tem como objetivo identificar situações risco para, posteriormente, notificar os proprietários que terão um prazo de dez dias para proceder à limpeza dos terrenos.

Este projeto já decorre no concelho de Porto de Mós desde 2010 e tem resultados visíveis. Note-se que em 2016 foram identificadas aproximadamente 400 situações de incumprimento comparativamente com as 3077, no arranque do projeto, em 2010.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem vindo a exercer um enorme esforço na realização de ações de sensibilização junto da população, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios florestais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.