Porto de Mós na linha da frente no combate ao insucesso escolar

Porto de Mós na linha da frente no combate ao insucesso escolar Ontem, dia 15 de janeiro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal, teve lugar a apresentação do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar...

Ontem, dia 15 de janeiro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal, teve lugar a apresentação do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, e da Vereadora da Educação, Telma Cruz, que apresentou o projeto.

Este plano surge no âmbito de uma candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – CIMRL, através da dinamização de 7 atividades, todas de caráter intermunicipal, envolvendo os 10 municípios, onde Porto de Mós se enquadra.

O Município de Porto de Mós será a entidade executora da atividade “Sim (também) sou capaz”, que consiste na criação de equipas multidisciplinares que assegurem respostas multinível de reforço ao apoio aos alunos.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar será aplicado durante dois anos letivos e tem como objetivo aumentar as intervenções, que de forma integrada e articulada favoreçam as condições para o reforço da igualdade no acesso ao ensino, para a melhoria do sucesso educativo dos alunos e para o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação.

Uma das principais dificuldades sentidas na promoção das estratégias de aprendizagem reside na falta de tempo e de recursos para apoiar os alunos com dificuldades de aprendizagem, quer na sala de aula, quer no apoio técnico, essencial para a deteção e intervenção em casos com dificuldades específicas de aprendizagem, nomeadamente, terapia da fala, psicologia e/ou apoio social. Estas dificuldades vão-se agravando à medida que os alunos avançam na escolaridade.

Assim com o Plano de Combate ao Insucesso Escolar pretende-se uma atuação precoce nas dificuldades de aprendizagem.
Atualmente regista-se uma taxa de sucesso de 90%, mas o objetivo é chegar aos 100%. Para isso, será criada uma equipa multidisciplinar integrada constituída por técnicos com formação em áreas essenciais para a correta implementação das estratégias, cuja contratação está a cargo de cada autarquia que integra a CIMRL.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Porto de Mós irá recrutar três técnicos nas áreas de psicologia, terapia da fala e educação básica. Estas equipas terão a responsabilidade de acompanhar, avaliar, implementar e gerir as atividades previstas no plano elaborado em articulação com o Agrupamento.

Conscientes das dificuldades que existem na realidade do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, é do entendimento do Municipio de Porto de Mós colaborar e melhorar as condições de trabalho de alunos e profissionais de educação, motivo pelo qual serão hoje entregues 12 tabletes destinados a apoiar os alunos do terceiro e quarto anos das escolas de 1º Ciclo do concelho, no âmbito da disciplina de Programação que tanto contribui para o desenvolvimento das competências ao nível do pensamento computacional e do raciocínio lógico, fundamental no processo de aprendizagem.

Refira-se que o concelho de Porto de Mós foi dos primeiros concelhos do país a aderir a esta iniciativa a 100%, tendo iniciado no ano letivo 2015/2016 com as turmas de 3.º ano, alargando o projeto aos alunos do 4.º ano, em 2016/2017. Este ano letivo o projeto já abrange os alunos dos 3º, 4º e 5º anos de escolaridade.