Projeto Dez Mil Vidas propõe monitorização de mais 50 idosos

Projeto Dez Mil Vidas propõe monitorização de mais 50 idosos A Associação Nacional de Cuidado para a Saúde (ANCS) é uma associação portuguesa, sem fins lucrativos...

Projeto 10000 vidas

A Associação Nacional de Cuidado para a Saúde (ANCS) é uma associação portuguesa, sem fins lucrativos, que ajuda a proporcionar às populações mais idosas uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz, à qual o Municipio se associou desde 2016.

O projeto 10 mil vidas, proposto pela ANCS, pretende ser um ponto de partida para um novo modelo de apoio a idosos.

Com este projeto criou-se um modelo que complementa as estruturas de apoio atuais, com serviços de tele-assistência e tele-saúde, que irão permitir dar mais apoio aos idosos e agir preventivamente.

O projeto 10 mil vidas pretende, assim, aumentar o apoio e assistência aos idosos e a tecnologia usada permite um acompanhamento 24 horas, personalizado e preventivo. A tele-saúde tem como vantagens a localização do idoso através do uso de GPS, o controlo dos indicadores de saúde, a disponibilização de um botão SOS para o caso do idoso necessitar de ajuda urgente, a função lembrete/gestão de medicamentos ou outro e a garantia de aproximação da família/cuidadores.

As entidades parceiras do Municipio de Porto de Mós foram convidadas a aderir a esta iniciativa. Assim, neste momento, seis entidades do concelho de Porto de Mós são aderentes, estando ao seu encargo a monitorização de 50 idosos:

Entidades Aderentes no protocolo inicial
CASSAC
Casa do Povo de Calvaria de Cima
Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge
Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós
Solar do Povo do Juncal
Junta de Freguesia de Serro Ventoso

Atualmente estão disponíveis mais 50 equipamentos, sendo que as entidades Associação Bem-estar da Cruz da Légua, Amparo Familiar de Mira de Aire e Casa do Povo de Alqueidão da Serra já manifestaram interesse em aderir a este programa que foi, igualmente, apresentado às Juntas de Freguesia.