Universidade do Porto e Câmara Municipal de Porto de Mós juntas para integração no mercado de trabalho A Universidade do Porto é dinamizadora de um projeto destinado a sensibilizar os estudantes sobre a importância do contacto com o mundo do trabalho...

A Universidade do Porto é dinamizadora de um projeto destinado a sensibilizar os estudantes sobre a importância do contacto com o mundo do trabalho e, por esse motivo, encontra-se a estabelecer parcerias com entidades empregadores, dos mais diversos setores, visando aperfeiçoar a experiência educacional dos estudantes candidatos, de modo a apresentar-lhes os requisitos das profissões e ajudando-os a prepararem-se para o mercado de trabalho.

O Município de Porto de Mós quis associar-se a esta iniciativa, motivo pelo qual ambas as instituições assinaram um protocolo de colaboração, no dia 8 de março, na Universidade do Porto.

Através deste protocolo o Municipio de Porto de Mós e a Universidade do Porto comprometem-se a colaborar em iniciativas conjuntas em prol da sensibilização do mundo académico para a importância do mundo do trabalho, através da promoção de atividades de empregabilidade.

De acordo com a Universidade do Porto “o objetivo desta parceria visa apoiar a empregabilidade dos estudantes e recém-graduados e combater a desertificação.

A partir desta parceria, os municípios terão acesso a um banco de currículos de estudantes e diplomados, registados no Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade da Universidade do Porto. O objetivo é que as empresas do concelho possam, com base nesta sinergia, encontrar e recrutar perfis para oportunidades de emprego qualificado nessas regiões.

Também neste âmbito, a Universidade do Porto vai potenciar o desenvolvimento de projetos de investigação, que permitam introduzir inovação nas empresas instaladas nestes concelhos. A aproximação da Universidade doPorto aos 50 municípios (onde Porto de Mós se integra), vai também permitir, não só a identificação das competências e necessidades mais procuradas pelo mercado empresarial, como também a aplicação de recursos da instituição que podem apoiar o desenvolvimento no concelho.”