Identidade Municipal

Logomarca:

Parte integrante do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, o Município de Porto de Mós oferece cenários naturais únicos que convidam à descoberta.
Para além desta realidade, a vertente natural alia-se, igualmente, ao contexto histórico, com um peso inquestionável na afirmação da nação independente que somos hoje. Porto de Mós foi palco e constituiu cenário de uma das batalhas mais importantes da época medieval, contribuindo decisivamente para a consolidação da identidade nacional e da própria nacionalidade. A Batalha Real, chamada de Aljubarrota, decorreu nos campos de São Jorge, freguesia de Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós. Este é um facto histórico que nos orgulha e que possibilita que nos afirmemos com base no conhecimento e na valorização de um património que é de todos.
Para além desta justificação, pretende-se que este slogan apresente Porto de Mós como um território de futuro que comporta todas as condições para se afirmar, não só em termos turísticos, mas também ao nível empresarial e industrial, pautado por uma dinâmica visível e reconhecida, associando conhecimento de base e novas tecnologias. Cenário ideal, portanto, para a afirmação de novos valores e novos investimentos, num contexto de modernidade e de garantia de futuro.
A ideia fundamental subjacente à definição desta frase reside, por isso, na valorização do património histórico, do território natural, das potencialidades de futuro. Ideia que entronca, precisamente, com a concepção da nova imagem, pela apresentação do castelo, do trilho de
calçada, da serra. Trata-se, efectivamente, da afirmação da marca “MUNICÍPIO DE PORTO DE MÓS”, do potencial de um Município estrategicamente localizado, beneficiando de óptimas e modernas acessibilidades. Turismo, Desporto de Natureza, Lazer, Património, Saber, Cultura, Dinâmica Empresarial, Juventude, Educação, diversos são os cenários que afirmam o Município de Porto de Mós, enquanto concelho no qual vale a pena viver, conhecer, conviver e apostar. MUNICÍPIO DE PORTO DE MÓS: CENÁRIO DE AFIRMAÇÃO.

 

logomarca

►Download Imagem

 

Brasão:

Escudo de vermelho, com um castelo de prata, realçado de negro aberto do campo. As torres laterais são rematadas, cada uma com árvore de verde troncada de negro. O castelo é acompanhado, em chefe, por duas estrelas de prata de oito raios. Em contra-chefe duas mós de prata abertas do campo, sustendo dois guarda-rios, também de prata, realçados de negro. No pé do escudo existem três parras de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: " VILA DE PORTO DE MÓS ", em negro.

Brasão da Câmara Municipal de Porto de Mós

Download Imagem

 

Estandarte e Bandeira:

Esquartelada de branco e vermelho, cordões e borlas de prata e vermelho. Haste e lança douradas.
 

Estandarte da Câmara Municipal de Porto de Mós

Download Imagem

 

Bandeira da Câmara Municipal de Porto de Mós

Download Imagem

 

Selo:

Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de circular concêntrica, os dizeres “Câmara Municipal de Porto de Mós”.

 

Documentos Oficiais: transcrito do Diário da República - III Série - Nº 134 de 14 de junho de 1986
Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.