História da Biblioteca Municipal

Em 1984 a Câmara Municipal de Porto de Mós deu início a um sonho antigo, a abertura de uma Biblioteca Municipal na sede do concelho.

Os poucos documentos que existiam, estavam depositados na cave do edifício dos Paços do Concelho; livros técnicos; algumas obras literárias, de referência, na sua maioria provenientes de doações.

De imediato definiu-se o espaço físico mais apropriado, sugerindo-se a antiga Casa dos Magistrados, situada em local central e de fácil acesso, e efetuou-se a transferência do fundo.

A Biblioteca abria ao público em 2 de janeiro de 1985, com uma sala de leitura. O fundo documental era constituído por documentos impressos, que se encontravam dispostos em estantes fechadas, sem livre acesso, facultando-se, no entanto, o empréstimo domiciliário.

Em 1987 teve início o lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com o objetivo de construir e desenvolver modernas Bibliotecas Municipais. O Município de Porto de Mós aderiu a este programa, que obedecia a alguns parâmetros quanto à dimensão e funcionalidade da Biblioteca em parceria com o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

Como consequência o edifício teve que ser adaptado para poder preencher os requisitos, e de 1990 a 1992, a Biblioteca funcionou numa sala do edifício dos Bombeiros Municipais de Porto de Mós, enquanto se procedia às obras de remodelação.

Em 20 de junho de 1992 foi inaugurada a nova Biblioteca, com secções diferenciadas para adultos e crianças, secção audiovisual e sala polivalente.
O fundo documental é constituído por livros, periódicos, documentos audiovisuais e multimédia. É facultado o livre acesso à estante e o empréstimo domiciliário de todo o tipo de documentos. Para além do tradicional papel de promoção da leitura, a Biblioteca disponibiliza agora, serviços inovadores de acordo com os princípios definidos no Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas. 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.