Espaço Cidadão
área de conteúdos (não partilhada)O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades, num único balcão. No Espaço Cidadão é possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.
Nestes novos balcões pode, a título exemplo, tratar-se da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, renovar o Cartão de Cidadão e alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura.
Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital, por via do apoio assistido, na prestação dos serviços públicos digitais.
Horário de atendimento:
Câmara Municipal: segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 17h00
Junta de Freguesia de Mira de Aire: terça-feira (quinzenalmente), das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00
Junta de Freguesia do Juncal: segunda e quarta-feira, 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00
-
ACT - AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO
• Registo de contrato trabalho e Registo de contrato trabalhadores estrangeiros;
• Queixas e denúncias;
• Aquisição de livros e publicações à ACT;
• Formulários e minutas;
• Pedido de Marcação para esclarecimentos;
• Simulador: Cálculo do valor a receber no fim do contrato de trabalho. -
ADENE – Agência para a Energia
• Informação – comercializadores; como mudar; Facs;
• Pedido de Adesão (via tarifário ou simulador avançado);
• Pedido de Adesão (via tarifário ou simulador simples);
• Simulador – Avançado (com fatura);
• Simulador – Simples (sem fatura). -
ADSE - DIREÇÃO-GERAL DE PROTEÇÃO SOCIAL AOS FUNCIONÁRIOS E AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
• Pedido e renovação de Cartão Europeu de Seguro de Doença;
• Pedido de 2ª via de cartão de benificiário (com ou sem alteração de dados);
• Alteração de nome / IBAN / morada do beneficiário;
• Entrega de documentos de despesa;
• Navegação assistida ADSE Direta;- Dados pessoais do beneficiário;
- Cuidados de saúde com limites no regime livre;
- Declaração para efeitos de IRS;
- Documento único de cobrança;
- O meu acesso a prestadores convencionados;
- Conta corrente do regime livre;
- Os meus descontos;
- Estado do processo – Entrega de documentos despesa online.
-
AMA - AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
• ePortugal:
- Pedido de Alteração e/ou Confirmação de morada do Cartão de Cidadão;
- Cartão de Cidadão - Cancelamento do Cartão de Cidadão;
- Cartão de Cidadão – Renovação Online (maiores de 25 anos e Cartão em fim de validade ou Cartão caducado até 30 dias).
• Chave Móvel Digital:
- Registo, alteração PIN, cancelamento, desbloqueio e ativação assinatura digital.
-
ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária
- Consultar os pontos da carta de condução;
- Consultar processos de contraordenação. -
AT - AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA
• Cadernetas prediais - obter;
• IRS – Entrega modelo 3;
• IRS – obter comprovativo de entrega de declarações;
• IRS - obter certidão de liquidação;
• Obter certidão de dívida e de não dívida;
• Imposto Único de Circulação (IUC) – obter documento para pagamento;
• Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) – obter documento para pagamento;
• Dívidas fiscais - – obter documento para pagamento;
• Coimas – obter documento para pagamento;
• E-Fatura - Consulta, recolha, validação de faturas e associação de receitas médicas;
• Quitação de rendas – Emissão de recibo eletrónico;
• Comunicação anual de rendas recebidas - Modelo 44;
• Validação do agregado familiar. -
CGA - CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES
• CGA Direta – Recuperação da chave de acesso/utilizador;
• CGA Direta – Adesão de novo utilizador (para acesso a serviços autenticados);
• CGA Direta – Consulta/alteração dos dados do registo de utilizador;
• CGA Direta – Consulta da ficha de utente;
• CGA Direta – Pagamentos;
• CGA Direta – Declaração de IRS;
• CGA Direta – Envio de documentos à CGA;
• CGA Direta – Requerimento de prestações por encargos familiares e prova de condição de recursos do agregado familiar;
• Alteração de dados pessoais;
• Reembolso de despesa;
• Requerimentos;
• Simulador da pensão de aposentação;
• Subsídio de Funeral e Subsídio por morte. -
DGAE – DIREÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS
• Instalação/acesso à atividade de feirante e/ou vendedor ambulante;
• Alteração à atividade de feirante e/ou vendedor ambulante;
• Cessação da atividade de feirante e/ou vendedor ambulante. -
DGAJ – Direção Geral da Administração da Justiça
- Certidão de Registo Criminal Cidadão Nacional;
- Certidão de Registo Criminal Cidadão Estrangeiro; -
IEFP - INSTITUTO DO EMPREGO FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• Candidatos – Registo / atualização como candidato (utente);
• Serviços para Candidatos – Plano Pessoal de Emprego (PPE) online;
• Serviços para Candidatos – Obtenção de Declarações;
• Serviços para Candidatos – Consulta e resposta a pedidos de informação / esclarecimento. -
IMT - INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES
• Carta de Condução:
- Revalidação;
- 2.ª Via (duplicado);
- Averbamento do Grupo 2 (restrição 997);
- Substituição.
-
ISS - INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL
• Cartão Europeu de Seguro de Doença – pedido e renovação;
• Pedido de Formulários – informações;
• Atendimento por marcação;
• Segurança Social Direta – Consulta da declaração da situação contributiva;
• Segurança Social Direta – Pedido de abono de família para crianças e jovens (AFCJ), pré-natal e monoparental;
• Segurança Social Direta – Subsídio de Parentalidade – requerimento de subsídio parental;
• Segurança Social Direta – Subsídio de assistência a filho/neto;
• Segurança Social Direta – Emissão de declaração de situação do subsídio de desemprego;
• Segurança Social Direta – Prestação de doença;
• Segurança Social Direta – Pensão de velhice;
• Segurança Social Direta – Consulta/atualização de dados de identificação (morada, telefone e endereço de mail). -
MINISTÉRIO DA SAÚDE - SERVIÇOS PARTILHADOS
• Dados Pessoais – Contactos emergência, Adicionar agregado familiar;
• Resumo Saúde – Descarregar Testamento Vital e para consulta do médico;
• Planos de Cuidados – Boletim Vacinas, Questionário de saúde, Calculadora de risco, Boletem infantil e Juvenil;
• SIGA e RSP – SIGA Consultas / SIGA Cirurgias / SIGA Calendário;
• Serviços:- Comprovativo de Presenças;
- Mobilidade de doentes;
- Isenção de Taxas Moderadoras – Pedido, alteração/cancelamento;
- Pesquisa Prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS,…);
- Contacto com a unidade de saúde.
• Benefícios do SNS:
- Informação sobre a relação do cidadão e a utilização do SNS;
- Resumo mensal dos cuidados de saúde que o SNMS presta ao cidadão.
• Direitos e Deveres do utente;
• Registo de Informação clínica de utente para partilha dom SNS;
• Consultas – Marcação, Lista e Cancelamento.