Peça do Mês de Setembro
área de conteúdos (não partilhada)Descrição: Mala com 42 Quadros de Observação
Marca: Telecol
Autor dos desenhos: Luís J. Furtado
Datação: 1960
Material: Mala de metal, quadros de papel, têxtil e metal
Medidas: Mala - 72x53x12cm. Quadros – 68,5x48,5cm
Proveniência: Escola 1.º Ciclo do Alqueidão da Serra – Porto de Mós
Setembro está no nosso imaginário como o mês do regresso às aulas, o fim de um período de descanso e o tempo de organizar os novos manuais e restantes materiais escolares. Para quem está em idade escolar instala-se a rotina do saber mas também o regresso dos amigos onde se trocam relatos de férias.
Não será descabido afirmar, no entanto, que esse regresso se modificou muito nos últimos anos, até por via dos novos meios de comunicação tecnológica.
Para este regresso à escola, como Peça do Mês de Setembro, seleccionamos a mala de acondicionamento dos 42 “Quadros de Observação” escolares. Um objeto que evoca um tempo escolar diferente, com estas imagens a serem utilizadas apenas e de forma restrita pelos professores.
Nos quadros, que eram criteriosamente apresentados em aula, os alunos retinham para si as mensagens visuais importantes que representavam a evolução histórica de Portugal. Temas como: habitação; aspetos da vida no campo, vila e cidade; meios de comunicação; mercados; monumentos e iluminação, que eram falados na aula e mostrados com estas imagens, de acordo com o professor.
Dos 42 quadros acondicionados na mala, selecionamos o que representa os vários tipos de iluminação. Uma escolha pelo contraste com os nossos dias, pois no quadro da iluminação encontramos tipos que fazem parte dum passado (quase) longínquo, como são os casos da iluminação a azeite, cera e petróleo. A nossa escolha tem como objetivo mostrar ao visitante a evolução da iluminação existente no lar num passado relativamente recente, inferior a um século. E, ao visitante jovem, permitir observar, reter e interagir com os familiares na explicação da evolução da eletricidade. E mesmo transmitir conhecimento sobre a inexistência e impossibilidade de adquirir certos aparelhos hoje banais como o telemóvel, ou o computador, meios de comunicação que hoje circulam para todo o lado com extrema mobilidade. A apresentação desta peça serve ainda para mostrar uma das ferramentas pedagógicas que estava ao dispor dos professores nos anos 60 do séc. XX, instrumento letivo bem distinto dos atuais mas que serve na hora de comparação do passado com o presente quanto aos veículos culturais de transmissão do saber.
Museu Municipal de Porto de Mós