Apresentação do livro de poesia 'Antologia das fráguas' de José Barros da Paz
área de conteúdos (não partilhada)No dia 22 de Fevereiro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Porto de Mós, decorrerá a apresentação do livro de poesia "Antologia das fráguas" de José Barros da Paz.
A apresentação da obra será acompanhada pela pianista/soprano Mayya Rud.
Dados Biográficos
José Barros da Paz, pseudónimo de José Silva Pedrosa, nasce em 04 de Abril de 1952, no bucolismo fragrante de uma aldeia do Concelho de Pombal.
Terminada a escolaridade do Ensino Primário, matricula-se em 01 de Outubro de 1963, no Liceu Normal D. João III, em Coimbra, transitando posteriormente para o Ensino Privado, o Externato Marquês de Pombal, em Pombal. Por vontade própria, não acessa ao Ensino Superior, optando pela autodidaxia.
Aos 14 anos, dá início aos primeiros versos, fortalecendo o seu contacto com a Poesia, fundamentando a introspecção na vivência das suas origens.
A 18 de Janeiro de 1973, dá início ao Serviço Militar, alistando-se na Força Aérea Portuguesa por um período de cinco anos. Após o término deste ciclo, abraça o ramo livreiro, como Promotor Cultural, em reputadas Editoras de Lisboa, apreendendo e divulgando autores consagrados da Literatura Mundial. Posteriormente, desempenha cargo de Formação e Supervisão Comercial.
Em 1985 passa a residir em Leiria, desempenhando Marketing Comercial, ao longo dos anos, em várias empresas nacionais ligadas à área da Moda, e, em fase ulterior, Cosmecêutica, sem, contudo, descurar o deleite do contentamento poético.
No decurso desta época profissional, em tempo parcial, colabora como locutor numa Rádio de Leiria, e posteriormente como cronista, noutra Rádio da região da Batalha.
Em 03 de Dezembro de 2016, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira em Leiria, lança o seu primeiro livro de Poesia, em Edição de Autor, com o título Antologia das fráguas, cumprindo outra apresentação, em 17 de Dezembro, na Câmara Municipal da Batalha, e bem assim, subsequentemente, noutros espaços da Região de Leiria.
Participou, como recitador/declamador, no Elenco de Movimento e Animação Cultural, em Piano Center, Leiria, com o Pianista Amadeu de Oliveira e o Tenor António Alves.
Participou, declamando, nalguns espectáculos com António Alves, Tenor, e o Soprano Mayya Rud, nomeadamente: Grutas de Mira de Aire e Galeria Magenta em F. Foz.
No presente, promove e disserta a sua obra poética, em apresentações conciliadas nos compatíveis Espaços de Cultura. Assume-se um autodidacta. (texto do autor)
16h00