Patrimónios Online - Partilhar hoje, visitar amanhã... 'Redescobrir da Virgem'
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2020 - partilhar hoje, visitar depois…
Em 2020, o dia internacional dos Monumentos e Sítios é consagrado ao tema “Património Partilhado - Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada”. Lamentavelmente, os constrangimentos provocados pela pandemia do Covid 19 vêm inviabilizar o programa de celebração deste dia, designadamente no Castelo de Porto de Mós, onde, sob o lema das “Noites Mágicas”, se iria abrir o monumento à visita noturna e para o qual se encontrava previsto um pequeno concerto executado por jovens de Porto de Mós.
Assim, ao longo do mês de abril, em alternativa e em jeito de convite à descoberta em dias que todos desejamos próximos, serão partilhados breves apontamentos sobre “patrimónios” do nosso concelho. Esta semana, destacamos a Virgem com o Menino.
Redescobrir da Virgem
Na entrada dos Paços do Concelho de Porto de Mós, encontra-se uma peça singular da escultura Portuguesa do século XIV (1350-1375). De pedra policromada, tem as dimensões máximas de 111 x 30 cm.
Muitos têm confundido a famosa Senhora do Ó com esta Virgem Maria com o Menino Jesus, dado o ventre desta última apresentar um aspeto semelhante ao de uma grávida. Na verdade, de acordo com os estudos realizados, esta imagem mariana pode ter sido o primitivo orago da freguesia, o que, a par do seu valor artístico, lhe confere uma importância simbólica redobrada, no contexto histórico do concelho.
De facto, a Virgem poderá ter tido o seu templo inicial na desaparecida Igreja de Santa Maria do Castelo, tendo sido transferida, após o terramoto de 1755, para a então Igreja de S. Pedro, dado o estado de ruina da primeira. O seu aparecimento deu-se aquando dos trabalhos de reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, em 2000, próximo do local onde se situava aquele último templo, junto à atual Praça da República.
Numa visita próxima ao edifício, em lazer ou em trabalho, não deixe de apreciar aquela que é a peça de “excelência escultórica trecentista” das coleções municipais.
Fonte: FIGUEIREDO, António Jorge Ferreira; CARVALHO, Maria João Vilhena de; ALARCÃO, Catarina – Tesouros revelados dos Paços do Concelho de Porto de Mós, Cadernos de Estudos Leirienses, 6, Leiria, Textiverso, 2015, p. 9-27.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00