Patrimónios Online - Partilhar hoje, visitar amanhã... 'Arquiteturas de Pedra Seca - Casinas'
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Nas serranias de Porto de Mós, de Candeeiros a Aire, a agrura do calcário é dominada por unidades de paisagem profundamente humanizadas. Aquilo que, num primeiro momento, se apresenta como a natureza em todo o seu esplendor inclui uma modelação humana milenar. De facto, com uma paisagem de caráter mediterrânico, o maciço calcário que ocupa parte substancial do concelho de Porto de Mós revela-nos, a cada caminho palmilhado, novos aspetos da adaptação do homem a um território adverso. Com paralelos na bacia do Mediterrâneo, em Espanha, no sul de França, na Itália e na Grécia, entre outros, as arquiteturas de pedra seca assumem as mais diversas formas.
A “despedrega”, processo pelo qual o homem libertou o solo da pedra solta, deu origem a rendilhados de muros que serviam para balizar caminhos, delimitar propriedades e constituir cercas para guardar o gado. Por esta via, a “despedrega” permitiu libertar o solo para uma agricultura de subsistência, nalguns pequenos recantos mais propícios, mas também para as pastagens. Aliás, é na pastorícia que vamos encontrar a origem de mais uma dessas peculiares formas de arquitetura de pedra seca, as casinas.
As casinas consistem em pequenos abrigos feitos apenas com a matéria-prima local, o calcário, e serviam para os pastores, na sua labuta quotidiana, se abrigarem dos rigores do clima. Assumem a forma de compartimentos circulares cobertos por uma laje ou por uma abóbada construída num equilíbrio de peso tal que nenhum aglomerante se tornava necessário. Ainda hoje sobrevivem, originais ou reconstruídas para legar a memória.
As arquiteturas do calcário são marcas subtis do homem que pontuam a paisagem, convidando a múltiplas interpretações de caráter antropológico ou, tão simplesmente, à demorada descoberta de ambientes únicos onde se mesclam natureza e homem, os sabores da gastronomia local e os perfumes das ervas aromáticas.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00