Patrimónios Online - São Pedro
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Por esta altura do ano, os sons e os perfumes das festas de São Pedro já seriam o compasso dos dias da vila e do concelho. No entanto, as condições adversas dos tempos que correm remetem-nos para evocações simbólica destas festividades e, naturalmente, do santo padroeiro: São Pedro.
Tinha, este santo, o seu templo original junto à atual Praça da República, o qual foi abandonado, dada a sua fragilidade provocada, entre outras causas, pelo terramoto de 1755. Refugiou-se o santo na atual Igreja de São Pedro, junto ao rossio da vila. Ou talvez não…
Nos trabalhos de reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, em 2000, próximo do local onde se situava o primitivo templo, apareceu uma pequena escultura em barro, datável do século XVII, com as dimensões máximas de 40,5 x 18 cm. Esta escultura representa a imagem de São Pedro. A forma e o material introduzem-nos na órbita das produções escultóricas em terracota presentes no Mosteiro de Alcobaça, indiciando a área de influência da abadia cisterciense, também no campo artístico.
Sabe-se que na primitiva igreja paroquial de São Pedro de Porto de Mós fora rasgado um nicho para albergar, da parte do Evangelho, isto é, do lado esquerdo, a imagem de São Pedro, enquanto o lado da Epístola, o lado direito, recebia o seu par São Paulo. Teria aquele nicho por residente a escultura que chegou aos nossos dias? O local do achado concorre fortemente para que assim tenha sido.
Hoje, é possível apreciar esta escultura no Museu Municipal de Porto de Mós, no núcleo de arte sacra.
São Pedro, a “pedra” basilar do Cristianismo, orientador da pregação dos apóstolos, terá morrido cerca de 64 d.C. e todos os anos é evocado a 29 de junho, em festividades de enorme vigor, onde se mesclam o sagrado e o profano e, em Porto de Mós, onde se reencontra a comunidade concelhia.
Referências
FIGUEIREDO, António Jorge Ferreira; CARVALHO, Maria João Vilhena de; ALARCÃO, Catarina – Tesouros revelados dos Paços do Concelho de Porto de Mós, Cadernos de Estudos Leirienses, 6, Leiria, Textiverso, 2015, p. 9-27.
MARTINS, Filomena, São Pedro, in NETO, Silva (coor.),Ventos da Memória, Porto de Mós, Freguesias de São João Baptista e São Pedro, 2013.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00