Patrimónios online - Ventos de Roma
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
No Alqueidão da Serra sobrevive o troço de uma via cuja origem nos faz remontar à Época Romana. Nem tudo o que se vê hoje é de então. Como todas as estradas e caminhos repetidamente utilizados, esta via atravessou séculos por ser útil a sua existência. De geração em geração, foi necessário mantê-la, reconstruí-la e é já na Baixa Idade Média ou mesmo um pouco mais tarde que devemos procurar as suas últimas obras de beneficiação. Mas é como romana que esta calçada sulcada pelas rodas de carros de bois mora na memória das gentes. A herança latina fala mais alto.
Este itinerário milenar desenvolvia um papel de importância local e regional, sendo crível, pela sua localização, pelas distâncias e pela malha urbana da antiguidade, que servisse para estabelecer a ligação entre o Vale do Tejo, por onde se acedia a Scalabis (Santarém) e Sellium (Tomar), e os assentamentos costeiros como Collipo (S. Sebastião do Freixo (Batalha). Nos primeiros séculos da Era Cristã, Collipo era uma sede de município e, com as devidas distâncias, poderíamos comparar a sua importância regional à da atual cidade de Leiria.
Na região, villae como de Póvoa de Coz, Pederneira e Arnal produziam para o centro urbano, enquanto lugares como o atual Alqueidão da Serra seriam alvos de trabalhos de mineração em busca de minerais metálicos.
A via romana de Alqueidão da Serra convida a um pequeno passeio onde monumentalidade, história e natureza se mesclam num conjunto de rara beleza.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00