Patrimónios Online - Fontes, Recantos de memória
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Fontes – Recantos de memória
Até meados da segunda metade do século XX, fontes e fontanários mantiveram-se ativos em quase todos os lugares, principalmente naqueles onde o abastecimento de água ao domicílio foi mais relutante em chegar. Na fonte se proviam de água as famílias, ali saciava o gado a sua sede e por lá se demoravam as mulheres na lide de lavar a roupa. Mas a fonte também era um pequeno centro de vida social, onde se trocavam novidades, se “combinavam” namoros e se davam encontros fortuitos. Aa abrigo da frescura das águas, fontes, fontanários, bicas e chafarizes davam palco aos episódios da vida quotidiana.
A Fonte do Livramento, que figura na imagem, foi um desses palcos. Recentemente recuperado, este pequeno monumento situa-se num ponto elevado da Freguesia de Porto de Mós, assumindo o domínio visual da paisagem ressequida dos calcários estremenhos. O lugar convida a uma pausa, à contemplação e à rememoração dos ritmos tradicionais de um passado recente, ainda vivo no coração das gentes.
Como esta, inúmeras outras fontes pontuam o território, em quadros de assinalável beleza paisagística. Sendo a água a razão primeira da sua existência, o seu papel na vida social confere à fonte um lugar destacado na reconstrução da memória coletiva. Na perspetiva do visitante, a fonte é um pretexto apetecível para empreender a descoberta de recantos improváveis do concelho.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00