Património Online - mês de dezembro - Os oásis do carso – Lagoas do Arrimal
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Na geografia árida do Maciço Calcário Estremenho, alguns raros espelhos de água surgem como autênticos oásis, onde as mais diversas espécies coabitam em perfeita harmonia. É o caso das Lagoas do Arrimal. Situadas num vale de altitude, emolduradas por encostas de calcário ressequido, estas lagoas são ponto de encontro de uma fauna e uma flora particularmente rica por estas paragens.
Mas também de homens, tradições e ritmos agrários se faz a história e o quotidiano em torno destes espelhos de vida. Ponto de abastecimento de água para a economia doméstica de cariz rural, as lagoas foram dotadas de estruturas complementares de recolha, como poços e rampas, de forma a ser possível acompanhar a descida do nível da água durante o estio, para aceder ao precioso líquido. A Lagoa Pequena, em plena povoação, deu origem a uma centralidade, com o antigo lavadoiro e onde não faltam as principais referências da vida social. A Lagoa Grande, a escassas centenas de metros, é um ponto de encontro de vida animal, de caminhos e de gentes.
Património natural de exceção, estas Lagoas são um repositório de memória da comunidade, que permite viajar pelo mundo das tradições agrárias, mas também pelos domínios do imaginário e da fruição lúdica.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00