Estado de Excepção 1385
área de conteúdos (não partilhada)14 Mai a 05 Jun
Adicionar a calendário
2021-05-14 13:40:00
2021-06-05 13:40:00
Europe/Lisbon
Estado de Excepção 1385
Evento
“Estado de Excepção 1385 – Arte nas Ruas em Tempos de Emergência” é o projeto que o Leirena Teatro apresenta, entre os dias 14 de maio e 5 de junho, em todas as freguesias do concelho de Porto de Mós.
O espetáculo decorrerá em espaço aberto, ao ar livre e é gratuito.
SINOPSE:
- Jograis ou trovadores, uma trupe itinerante actuará nas praças e nos largos das freguesias de Porto de Mós, divertindo o público com música, cantigas trovadorescas, histórias e sátiras dramatizadas. "Estado de Excepção - 1385", procura através da Música, da poesia e do jogo teatral levar a uma maior compreensão histórica da cultura medieval.
SOBRE O PROJETO:
- Estado de Excepção visa levar a arte e a cultura presencialmente a toda a comunidade que poderá desfrutar da janela, da varanda e do jardim. Todos poderão assistir a espetáculos de música, de teatro e de poesia. Poderão rir, emocionar-se, cantar, dançar e aplaudir. A relação entre as pessoas é feita de uma forma concreta e ao vivo, que de outra forma não aconteceria. Estado de Excepção é a Arte na rua em tempos de emergência e é uma resposta solidária através da cultura.
- Este projeto surge de uma parceria entre os municípios de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós com o objetivo de apoiar a realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais e também apostar na divulgação e integração territorial. Como parceiros de referência surge o conhecido grupo S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos, de Alcobaça, na qualidade de copromotor desta rede cultural, e a Fundação Batalha de Aljubarrota, enquanto parceiro institucional que desenvolve um trabalho de referência na valorização do evento “Batalha de Aljubarrota”. No domínio da programação cultural salienta-se a produção original de um espetáculo dramaturgo sobre a temática “Batalha de Aljubarrota”, promovido em três atos nos três territórios (Batalha, Porto de Mós e Alcobaça), e envolvendo os grupos de teatro e agentes culturais locais. “Aljubarrota 1385” não é uma recriação da Batalha Real. É um espetáculo sobre a Batalha Real e nisso reside, sem pretensões, a sua originalidade, a sua maior ambição e força. É também uma forma de semear neste território um saber-fazer que, idealmente, se prolongará no tempo e se enraizará nas práticas teatrais, enriquecendo-as. “Aljubarrota 1385” propôs-se reunir um grupo de profissionais qualificados que trabalharam ombro a ombro com um grupo de Teatro de Amadores em cada um dos três municípios, partilhando saberes e organizando modos de fazer”.
área de menu central (partilhada)