Exposição 'Resgatar-nos do esquecimento, recuperar o futuro'
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
As peças expostas na exposição são provenientes da extinta Igreja de Santo António e da Capela de São João do Arrimal, União das Freguesias de Arrimal e Mendiga, Concelho de Porto de Mós.
As peças foram retiradas do seu local de funcionalidade aquando da inactivação da Igreja, em 1976, e do restauro da Capela, em 2003, tendo sido colocadas num espaço de arrecadação da Igreja Nova. Quando esta situação se tornou conhecida de Rodrigo Martins, natural do Arrimal, foi confirmada a necessidade de intervenção de conservação e restauro das peças. Rodrigo Martins prontificou-se de imediato a realizar a sua recuperação, tendo assumido esse compromisso junto da Comissão da Igreja e do Pároco Leonel Batista. Obtendo parecer positivo no sentido de seguir com o processo, houve um contacto com o Município e Museu Municipal de Porto de Mós, no sentido de ser estabelecida uma colaboração de natureza técnica, colaboração essa que veio a concretizar-se, não só com ao nível do apoio técnico mas também na cedência de materiais para a realização dos trabalhos de conservação e restauro. Surgiu, assim, o apoio necessário para a partilha de conhecimentos nos procedimentos de conservação e restauro, na salvaguarda da integridade das peças, neste caso de bens móveis para o culto.
Resgatar peças que são de todos nós, exemplos das nossas vivências e que devem ser de novo colocadas à “luz do dia”, conservando-as e valorizando-as.
Museu Municipal de Porto de Mós
Terças-feiras das 19h00 às 20h00
Sábados das 19h00 às 20h00
Domingos das 11h00 às 12h00
Entradas livres.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00