Peça do Mês de Setembro
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Designação: “Mater Dolorosa in monte Calvario venerata. Terra Sancta”
Datação: 1892
Material: papel, madeira e vidro (moldura)
Técnica: Cromolitografia
Medidas (cm): Alt.57; Larg. 48,8 (com moldura)
Doadora: Maria Rosa Carvalhana Vieira
N.º de Inventário: 1199
Apresentamos como peça do mês de setembro esta cromolitografia de Nossa Senhora das Dores, Santa cujo dia se assinala a 15 deste mês. São várias as freguesias portuguesas que a celebram, recebendo a Santa diferentes nomes em cada localidade, tais como: Nossa Senhora das Dores, das Angústias, da Piedade, do Calvário, das Lágrimas, das Sete Dores, do Monte Calvário, entre outros.
Sendo Portugal um país de tradição católica, o culto da Nossa Senhora está associado a muitos momentos da nossa História. Um desses momentos comemora-se no dia 14 de Setembro. Terá sido neste dia, no ano de 1182, que D. Fuas Roupinho, Alcaide do nosso Castelo de Porto de Mós (e também figura mística do Sítio da Nazaré), deslocando-se às suas terras junto ao Litoral, avistou um veado que começou a perseguir. Quando se deu conta de estar no topo da falésia, à beira do precipício, em perigo de morte, diz a lenda que, num grito desesperado à Virgem Maria rogou: “Senhora, Valei-me!”. Imediata e milagrosamente o cavalo estacou, fincando as patas no bico rochoso suspenso sobre o vazio. Após o relato deste acontecimento de aparição e milagre da Virgem, originou o registo da data do acontecimento à festividade religiosa marcada ao longo dos anos com a romagem (círio) de vários povos de diversas localidades para prestar devoção a Nossa Senhora da Nazaré.
Não podemos esquecer também a veneração dada a nossa Senhora da Piedade, escultura em pedra do Séc. XVI pertencente à Igreja de São João de Porto de Mós, onde se dera inicio da partida do Círio no ano de 1899, fazendo sua alusão num verso nos HYMNOS SAGRADOS À VIRGEM NOSSA SENHORA DE NAZARETH
Acompanhae-nos poder celeste
Facho de luz e de santidade,
E tu pedirás a Deus por nós
Ó Virgem Santa da Piedade.
Museu Municipal de Porto de Mós
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00