Peça do Mês de Novembro
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Designação: “Medalha de Guerra” atribuída a um combatente português da Grande Guerra que ficou inválido devido à participação na Batalha de La Lys.
Datação: 1º Quartel Séc. XX
Material: Bronze e têxtil
Medidas (cm): Alt.7,7; larg.3,5; diam. (medalha):3,1
Doador: Tiago Martins
N.º de Inventário: 2733
O mês de Novembro acolhe em si um simbolismo, quer a nível nacional, quer mundial, de lembrança de quem partiu deste mundo terreno. Sabemos que é logo nos primeiros dias do mês que a tradição católica nos impele até aos cemitérios, para recordar os nossos ente-queridos que já faleceram. No dia 2, com a comemoração do Dia dos Fiéis Defuntos, evocamos não só os nossos familiares, mas também não podemos esquecer todos aqueles que partiram para defender a pátria. Aqueles que não tiveram opção de escolha e foram, em muitos casos, arrancados à força dos braços da sua família, para não mais regressarem.
No próximo dia 11 de novembro assinalam-se 103 anos sobre o Armistício de Compiègne, o Tratado que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, nomeadamente o fim do conflito Ocidental. Neste gesto simbólico de comemoração do fim do conflito, apresentamos a medalha atribuída a um dos combatentes portugueses que ficou inválido pela sua participação na Batalha de La Lys em 09-04-1918. Uma batalha tristemente célebre, onde as tropas portuguesas foram esmagadas pela força alemã, muito superior. Esta batalha ficou marcada pelo elevado número de perdas de homens, entre mortos, feridos e prisioneiros. Com o tempo, a medalha foi perdendo a identificação do seu dono, mas, como o soldado desconhecido, o mais importante é todo o simbolismo que está a montante da sua existência.
Pensar na Grande Guerra evoca-nos um dos cenários da Guerra, nomeadamente França, país do qual chegou até nós esta medalha oferecida por um lusodescendente com raízes em Porto de Mós. Esta medalha foi adquirida por compra, com o apoio de fundos de outros lusodescendentes. É louvável esta ligação da História aos dias de hoje e é também importante lembrar que naquele mesmo país se encontram sepultados os nosso grandes heróis portomosenses, que morreram durante a Grande Guerra.
Museu Municipal
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00