II Ciclo de Concertos em Meio Natural
área de conteúdos (não partilhada)Folha de Sala dos concertos:
- Concerto da Fórnea – Dia 10 de julho
O Projeto “Em Torno de Paredes” é um Duo de Violino e Guitarra composto por Nuno Vasconcelos e Ricardo Martins. Autoria de Carlos Paredes e arranjos de Nuno Vasconcelos e Ricardo Martins .
Fazem parte do reportórios os seguintes temas: “Valsa de Outros Tempos”, “Dança Palaciana”, “Movimento Perpétuo”, “Prelúdio”, “Canção” , “Verdes Anos”, “A Morte Saiu à Rua”, “Cantigas do Maio”, “Canção de Embalar”, “Acção”, “Balada da Oliveira”, “Divertimento”.
- Concerto da Lagoa Grande – Dia 17 de julho
O projeto “Remember Jobim” nasce em 2019 a propósito do 25º aniversário da morte de Tom Jobim. Idealizado pelo trompetista António José Morais, ao qual se juntaram Carlos Garcia, no piano, Gonçalo Leonardo, no contrabaixo, e Alexandre Alves, na bateria. Para dar voz ao reportório do compositor brasileiro juntou-se também a este quarteto a cantora Beatriz Nunes, que ganhou notoriedade nacional como vocalista do grupo Madredeus. “Remember Jobim” pretende homenagear Tom Jobim e o seu legado musical, conferindo às suas composições uma roupagem mais jazzística e criando espaço para a improvisação. Fazem parte do seu reportório temas como “Retrato a Preto e Branco”, “Imagina”, “Desafinado”, “A Felicidade”, “Chega de Saudade”, “Samba do Avião”, “Por Causa de Você”, “Chovendo na Roseira”, “Dindi”, Água de Beber”.
- Concerto de São Bento – Dia 24 de julho
Nuno Santos é um músico e aventureiro português, nascido a 23 Novembro 1980.
Durante mais de 15 anos, o Nuno tem levado o seu violino a alguns dos ambientes mais desafiantes do planeta. Das mais altas montanhas às maiores ondas do mundo, é uma viagem pessoal que se tornou num projecto de vida.
“Todo o projecto baseia-se em montanhas. Líquidas ou sólidas, elas tiram-me da minha zona de conforto e exigem o melhor de mim a diferentes níveis, potenciando um forte sentido de autoconhecimento, de consciência situacional, cultural e ambiental.
Tocar violino a surfar ondas grandes, ou no cume de montanhas é, no fundo, uma forma de combinar paixões e de usar o melhor de mim para as alcançar. “
Um violino nos locais mais improváveis é um projecto que realça a importância da criatividade e diferenciação pela combinação improvável de aventura, arte e cultura. A
procura pelas maiores ondas e montanhas com um violino às costas é uma viagem pessoal de exploração cultural e natural que tem ganhado notoriedade internacional pelo conceito único de performance humana em música e natureza.
“É um projecto que me permite aplicar todo o meu conhecimento, experiência e resiliência num único objectivo, e que me torna numa pessoa melhor ao longo do caminho.”
Com formação académica nas áreas de Ciências do Desporto, o Nuno seguiu uma carreira académica durante vários anos.
No entanto, um forte apelo pela exploração musical e natural resultaram no regresso às raízes musicais, e a uma dedicação profissional projecto Um Violino nos locais
mais improváveis.
Actualmente, o Nuno divide-se entre serviços de música para eventos, concertos, produção musical para documentários, e claro, exploração musical em contextos naturais únicos.
Fazem parte do reportórios os seguintes temas:
“Canção do Mar”, “Sei de Um Rio”, “Fado Vitória”, “Fado Português”, “Fado Improvável”, “Verdes Anos”, “Os Putos”, “Coimbra”, “O infante”, “Opium”, “Lenda d'el Rey D. Sebastião”, “O mar”.
17h00
Entradas livres.