Orlando Chareca - Pintura que tece a malha da vida
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Orlando Chareca nasceu na Covilhã. Quando tinha cerca de um ano, a sua família, já ligada à indústria têxtil, ruma a Mira de Aire para trabalhar no setor. Regressa à Covilhã alguns anos depois e por lá conclui os estudos e aprende a arte da tecelagem.
É já um jovem adulto quando, de volta a Mira de Aire, aprimora o ofício de debuxador. É por esta altura que inicia produção própria. Começando com um tear manual, o seu negócio foi prosperando, levando ao surgimento da fábrica Têxteis Moinhos Velhos. A história da vida de Orlando Chareca tece-se com as mesmas linhas da história desta fábrica, que laborou durante 50 anos.
O gosto pelo seu ofício de debuxador contagia o seu empenho na pintura. A esta foi consagrando os seus tempos livres, aprimorando as técnicas fundamentais. Enquanto exercício de representação, Orlando Chareca recria obras de referência, reproduz rostos que lhe são queridos, momentos da sua vida e as suas maiores paixões, o fado, a tauromaquia e a tecelagem.
É, assim, neste constante processo de aproximação aos talentos da comunidade do concelho que o Castelo de Porto de Mós acolhe o presente conjunto de trabalhos de Orlando Chareca.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00