III Ciclo de Concertos em Meio Natural
área de conteúdos (não partilhada)9 JULHO | 17H00 | FÓRNEA
Maat Saxophone Quartet - Renascer
Maat Saxophone Quartet é um ensemble português/holandês residente em Amesterdão, na Holanda.
Vencedores do “Prémio Jovens Músicos” (2018) e do prémio Dutch Classical Talent (2022) na Holanda, os Maat apresentam-se como um dos mais promissores jovens grupos de música de câmara nos dois países.
Desde a sua formação (2018) enquanto alunos da classe de saxofones de Arno Bornkamp (Conservatório de Amsterdão), o Maat Saxophone Quartet explora várias realidades dentro do seu repertório. O gosto pela música contemporânea faz com que o grupo trabalhe regularmente com compositores, destacando-se Nuno Lobo, Arnold Marinissen ou Ramin Amin Tafreshi, contando com mais de dez encomendas. Paralelamente, são alunos da NSKA – Academia Holandesa de Quartetos de Cordas, onde exploram o repertóriotradicional de quartetos de cordas.
Em 2020 lançaram o seu primeiro CD “Ciudades” com a editora 7 Mountains Records Amsterdam. A revista holandesa De Luister publicou, acerca do CD “Ciudades”, que “pode-se ser breve acerca da performance do Maat: promissora, diabolicamente boa e contagiosa em todas as obras”.
Na temporada de 2022/2023 o Maat Saxophone Quartet trabalha com a companhia holandesa AYA Danstheater e com a coreógrafa Wies Bloemen na produção de um espetáculo para crianças 6+ WILD, com composições originais do compositor iraniano Kaveh Vares. Paralelamente, faz parte da produção Triolino da Jeunesse Musik Erleben, resultando numa tour pela Áustria. Em 2023 lançam o seu segundo CD “Renascer”, juntamente com o guitarrista António Carlos Costa, juntando o tradicional Fado à música contemporânea. O CD é editado pela 7 Mountain Records.
16 JULHO | 17H00 | ARRIMAL - LAGOA GRANDE
Filipe Furtado Trio
Apreciador musical eclético, Filipe Furtado, encontra no vasto paraíso da música brasileira a sua paixão: a bossa nova. Fazendo-se acompanhar pelo baterista Paulo Silva e o saxofonista Filipe Fidalgo, o seu trio viaja também por outros territórios, passando pelo jazz e deixando-se influenciar pelo rico cancioneiro português. O seu disco de estreia "Prelúdio", que vem mostrando desde 2021, foi gravado nos estúdios da Blue House e lançado pela editora açoriana Marca Pistola, no final de 2022.
Filipe Furtado
Nascido e criado na lindíssima cidade de Ponta Delgada, Filipe Furtado trocou as ilhas pela cidade de Coimbra, em 2010, para prosseguir estudos na área do jornalismo. Por lá ficou, mas a paixão pela música falou mais alto e, terminada a licenciatura, ingressou no curso de jazz da Tone Music School. Com a guitarra como companheira, começa a escrever, a experimentar, a musicar alguns poemas e a ganhar coragem para cantar em público.
Apreciador musical eclético, ainda para mais sendo radialista amador, é no vasto paraíso da música brasileira que mora a sua paixão: a bossa nova.
23 JULHO | 17H00 | BARREIRO NOVO - TELHADOS GRANDES, SÃO BENTO