Peça do Mês de Setembro
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Descrição: “Jornal do Turista”
Datação: Abril de 1971
Medidas (cm): 36,5 x 25,5
Doador: Avelino Vitória Gomes
Hoje, Portugal é visitado por milhões de turistas a cada ano e o turismo, segundo alguns dados económicos, representa mais de 15% do total do Produto Interno Bruto (PIB). Mas este é um sector que cresceu exponencialmente nas últimas décadas e nem sempre foi assim, nomeadamente quando Portugal ainda era uma ditadura. E a que se deve essa referência? Setembro, apesar de ter gosto de fim de férias, é ainda um mês muito apelativo para viajar, com tempo aprazível e oportunidades por vezes mais interessantes do que em agosto, por exemplo. Além disso, é no próximo dia 27 que se comemora o “Dia Mundial do Turismo”. De forma a comemorarmos esse dia apresentamos o Jornal do Turista, jornal semanal que, na datação de 05 a 11 abril de 1971, chama para a capa principal a imagem do Castelo de Porto de Mós. Uma ligação, que explicava, à época, pelo facto do nosso Castelo albergar toda uma história da identidade portuguesa.
Para este dia o Turismo de Portugal faz apelo à comunidade internacional, aos governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado, no sentido de todos se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento em turismo.
Cada vez mais conseguimos valorizar o turismo, valorizando o viajante através de uma oferta diferenciada – com diferentes tipos de turismo (cultural, rural, de aventura, gastronómico, etc.). Tudo o seja genuíno de cada local, valorizando os responsáveis pela preservação do património colectivo e os meios de comunicação / divulgação para o mundo.
Museu Municipal de Porto de Mós
Mais informações em museu@municipio-portodemos.pt | 244499652
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00