Peça do Mês de Janeiro
área de conteúdos (não partilhada)Denominação: Prato de pegas
Datação: 1894-1909
Marca: Fábrica de Loiça de Sacavém
Material: Faiança
Medidas (cm): 33x29,5
Nº inventário: 340
Doadora: Virgínia Henriques Ferreira de Abreu
O início de cada ano é como um novo ciclo cheio de possibilidades. E é isso que cada mês de Janeiro nos traz, abrindo a porta para 365 dias (neste caso, 366), prontos para nos renovarmos. Também no Museu Municipal de Porto de Mós este mês de Janeiro, que dá inicio ao novo ano, permite que renovemos a nossa ligação aos munícipes, dando continuidade à iniciativa da Peça do Mês. Um destaque que permite dar ênfase a peças que compõem o nosso espólio e que, a cada descoberta por parte do público, ganham nova vida.
Com muitos anos de existência, estas peças são fontes diretas da sua funcionalidade e uso, todas fazem parte do acervo do Museu Municipal de Porto de Mós e têm perdurado no tempo quer pela consciência dos doadores, quer pelos profissionais que lidam diretamente com as peças. Para comemorarmos a consciencialização de preservação de muito do que nos representa na evolução da nossa história quotidiana, evocamos o dia 27 de janeiro, Dia Internacional do Conservador-Restaurador, o profissional que conserva e restaura (caso haja necessidade) os bens culturais, preservando seu valor histórico-cultural. Apresentamos como exemplo o prato de faiança, neste caso, após uma intervenção conservativa. A peça apresentava a patologia de acumulação de gorduras na pasta cerâmica devido ao seu uso e por isso foi efetuada uma limpeza química. Com a intervenção a peça (prato) obtém a sua estabilização, fazendo com que não se desenvolvam fungos o que causaria no futuro o aparecimento de fendas. É importante conhecer as várias patologias, neste caso não confundir sujidade com patine.
O conservador-restaurador, em colaboração com outros profissionais, salvaguarda os bens culturais. Ele considera todos os aspectos relativos à conservação e restringe-se apenas ao tratamento necessário. Intervir nos bens sem conhecimento científico pode originar perdas históricas irreversíveis. Visite as nossos Museus. Escolha conhecer a cultura.
Feliz Ano 2024!
Museu Municipal de Porto de Mós