Exposição de pintura “Rostos da Igualdade”
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
António José Ervedeiro nasceu em Freixo de Numão, concelho de Vila Nova de Foz-Côa.
O final dos anos 70, altura em que inicia a licenciatura em psicologia clínica, marca o ponto de partida dos primeiros esboços, simples e ainda rudimentares. Ao longo dos anos, apurou a técnica e diversificou as temáticas. A técnica mista de guache e aguarela constitui a referência fundamental da sua obra e permite explorar a forma e a cor, elementos essenciais na sua mensagem, através da arte.
Atualmente, para além da sua atividade profissional, como psicólogo na área da educação e no desenvolvimento de projetos de gestão pedagógica, António José Ervedeiro considera-se um curioso das artes plásticas e a pintura, em particular, tornou-se parte da sua vida, constituindo uma fonte inesgotável de inspiração e realização pessoal.
Nesta exposição, “Rostos da Igualdade”, o autor inspirou-se em figuras que marcaram a sua vida e procurou realçar a expressividade intrínseca de cada rosto e as histórias que contam. Cada rosto pintado é uma janela para uma vida diferente, uma história única, um contexto singular.
Um elemento unificador em todas as pinturas é a linha simples e contínua traçada no horizonte. Uma linha que serve como elo de ligação entre as diferentes obras, criando uma coerência visual que atravessa toda a coleção.
Mais do que uma exposição de retratos, “Rostos da Igualdade” apresenta-se como uma reflexão sobre as gentes e as suas vivências, num mundo com espaço para o diverso.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00