Associações em Porto de Mós: passado, presente e futuro - Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Mendiga
área de conteúdos (não partilhada)Com registo de atividade com vista à sua fundação desde março de 1978, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Mendiga foi constituída com pavilhão e sede próprio, em 30 de março de 1980. A sua fundação fez parte do processo de democratização da sociedade portuguesa, durante o qual a criação de associações teve um papel fundamental. No caso da ARCD de Mendiga, o seu surgimento deu-se na sequência da extinção de uma coletividade que existia na mesma freguesia, com o propósito de proporcionar à população local eventos recreativos, desportivos e culturais de elevado valor.
Com estatutos aprovados em 10 de março de 1987 (SGMAI - Governo Civil do Distrito de Leiria, Processos de aquisição, alteração ou extinção de personalidade jurídica de associações, 611) e atualizados em 10 de fevereiro de 2006 (SGMAI - Governo Civil do Distrito de Leiria, Registo geral de associações - Leiria a Porto de Mós), a atividade da ARCD Mendiga foi-se alterando ao longo do tempo, conforme as oportunidades disponíveis e as necessidades da população local. Inicialmente muito requisitada para a celebração de batizados e casamentos, nem por isso esta coletividade deixou de se dedicar ao desporto desde a sua fundação.
Entre as modalidades desportivas que manteve ao longo dos seus 44 anos de existência contam-se, o atletismo (praticado a nível federado desde 2021), o Futebol 11 (que é anterior à fundação da associação, tendo sido absorvida pela ARCD Mendiga por volta de 1980, até ter sido interrompida) e o futsal (federado desde 2001). A atividade desportiva é ancorada num intenso calendário de provas e eventos organizados que têm lugar na Mendiga. Contam-se a Prova de Atletismo de Porto de Mós, iniciado em 1987, que ocorre no último domingo de novembro; Os passeios pedestres, que atualmente integram o programa geral do Tok'andar promovido pelo município, no primeiro fim-de-semana de junho; os passeios de bicicletas antigas, no segundo fim-de-semana de maio; a celebração do aniversário da ARCD de Mendiga, a 30 de março; e as 24 horas de futsal (evento desportivo entretanto interrompido), que tinham lugar na sexta-feira santa de cada ano. A estas iniciativas juntam-se inúmeras festas, bailes e outros eventos similares, além do serviço de bar que se mantém através do voluntariado dos sócios.
Foram várias as conquistas da ARCD Mendiga ao longo da sua história, incluindo vários campeonatos e troféus distritais e nacionais. A título de exemplo, em 2006, 2014 e 2021, os atletas desta associação foram sagrados vencedores do Campeonato da Divisão de honra; na época de 2015/16, alcançaram ainda a vitória na Supertaça Distrital (referente ao campeonato de 14/15); como corolário da excelência da sua prática desportiva, a associação alcançou o título de campeões nacionais da III Divisão de futsal em 2013. A ARCD Mendiga é, hoje, uma associação dinâmica e rejuvenescida, que sabe conciliar a sua história com as exigências do tempo presente.
O Arquivo Municipal agradece a colaboração de António Manuel Narciso, Inês Pires, e Miguel Eusébio para a redação deste texto.
Arquivo Municipal de Porto de Mós