'Um Vislumbre do Passado de Porto de Mós Pelas Mãos de Guilhermino Lavado'
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Biografia
É em 1924 que nasce Guilhermino Filipe Lavado. Precisamente no mesmo ano em que o edifício que viria a albergar as suas obras foi inaugurado.
Com apenas 16 anos torna-se marceneiro sob o olhar atento do seu Mestre Donato. Profissão que manteve até aos 90 anos de idade.
Paralelamente juntou-se à banda de Mira de Aire onde tocava clarinete. Eventualmente terá passado pela Orquestra Típica e pela banda de Minde.
Aos 85 anos começou a escrever para o “Voz de Mira de Aire” (jornal local fundado em 1956) onde foi responsável por uma coluna até aos seus 97 anos.
Dedicou toda a sua vida a Porto de Mós e às suas pessoas que tanto estimava.
Um ano após o seu falecimento, vimos desta forma homenagear a herança que deixou.
Miniaturas do Passado
Nos últimos anos do seu ofício, de 2007 a 2014, Guilhermino construiu 54 miniaturas de Porto de Mós. Estas peças são a memória de uma terra vivida. Acompanham as pessoas no seu quotidiano, nas suas profissões e nos seus espaços. Representam a tradição portuguesa, a nostalgia do passado.
Hoje, graças à sua família, a coleção pode ser contemplada e perpetuada no Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, situado em Mira de Aire.
No seguimento de uma parceria do Município de Porto de Mós com o MIAT, esta exposição pretende representar a região no que de mais típico tem. Nos dias que correm muitas destas memórias e locais podem ser visitadas, através de museus, da indústria viva, oficinas de artesões, trilhos ou passeios pedestres.
Para mais informação contactar: turismo@municipio-portodemos.pt / 244 499 656
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00