Campeonato Nacional de Marcha voltou a Porto de Mós
área de conteúdos (não partilhada)Porto de Mós assistiu pela 4ª vez, na manhã do passado domingo, 13 de janeiro, aos campeonatos nacionais de marcha em estrada – 35Km e ao 3º de 50Km.
O sportinguista João Vieira, com a bonita idade de 42 anos, mostrou à entidade organizadora, a Federação Portuguesa de Atletismo, que poderá contar com ele até aos Jogos Olímpicos de Tóquio2020. João sagrou-se campeão dos 35Km com 2h40m14s e dos 50Km em 3h51m46s. Em femininos a campeã nacional dos 35Km foi a benfiquista Mara Ribeiro com 3h00m56s e nos 50Km Sandra Silva, do Clube de Futebol de Oliveira do Douro, renovou o seu título nacional, concluindo as 50 voltas ao circuito urbano de Porto de Mós em 5h07m10s, continuando a progredir do cimo dos seus 43 anos. É caso para relembrar o ditado popular “… quanto mais velho (menos novo, no que se refere aos atletas) melhor”. Confirmando-se as expetativas dos 50Km femininos integrarem o programa olímpico de Tóquio2020, esperemos que mais senhoras portuguesas possam apostar na preparação para esta difícil prova. Quem faz 50, 70 e mais quilómetros em “trails” também poderá candidatar-se a terminar uma prova de 50Km marcha.
No que se refere aos atletas dos clubes do distrito de Leiria, o melhor foi Pedro Santos, da Juventude Vidigalense, que concluiu os 50Km em 4h17m04s, sagrando-se vice-campeão nacional e 5º classificado nos 35Km com 2:52.32. Na 4ª posição desta prova ficou o internacional Hélder Santos, em representação do Leiria Marcha Atlética Clube em 2h48m41s. Realizaram-se, em simultâneo, várias provas de distâncias mais curta com Joana Pontes (LMAC) a conseguir marca de qualificação para a Taça da Europa (Alytus – Lituânia, 19 de maio) nos 10Km para juniores, em 51m17s.
Importa, ainda, elogiar o Município de Porto de Mós, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, o Grupo Desportivo das Pedreiras e a Associação Porto de Mós a Correr, que deram o máximo, para que este campeonato nacional e Grande Prémio das Pedreiras fossem um sucesso, agora também com muitos jovens portomosenses, das escolas secundária, da Corredoura e das Pedreiras, a participar.
Fonte: Carlos Carmino - DTR da ADAL