Município enriquece o seu acervo documental
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Com vista a valorizar o acervo do Arquivo Municipal, a Câmara Municipal de Porto de Mós adquiriu recentemente um conjunto de documentos relativos à história local, cujas datas extremas, de acordo com o inventário preliminar realizado, se balizam entre as décadas de 40 e 50 do século XX. Na sua grande parte, a documentação em causa refere-se ao período da Segunda Guerra Mundial, em concreto ao contexto do racionamento de bens, sendo composto pelos boletins de racionamento preenchidos pelos chefes de família, entregues à Comissão Reguladora do Comércio do Concelho de Porto de Mós, correspondentes às treze freguesias existentes, com vista a poderem beneficiar dos bens de consumo elementares, como pão, arroz, azeite, por exemplo, e por correspondência e documentos diversos relativos ao funcionamento da subdelegação de Porto de Mós, da Intendência Geral dos Abastecimentos.
O conjunto adquirido contempla ainda outra natureza de documentação, nomeadamente um lote de 23 fotografias referente à Procissão dos Passos, na vila, bem como fotografias de família, sem datação mas que se presume serem da década de 40 e 50 do século XX e uma fotografia da Ponte de São Pedro, do ano de 1939. Integra, também, uma pasta com documentos pertencentes ao fundo da Empresa Garcia e Companhia Lda., de Torres Novas, já inexistente, da qual constam documentos que atestam a compra das caldeiras e dos turbo geradores da Central termoelétrica de Porto de Mós, em 1958, por esta entidade à SEOL, bem como outra documentação associada à compra, inventário e propostas de orçamento solicitadas a outras empresas, negociantes ou detentoras deste tipo de equipamentos. Para além do material descrito, com alguma coerência organizativa, este conjunto engloba alguns documentos simples, de proveniência diversa, relativos a várias instituições e pessoas do concelho.
Toda esta documentação carece agora de tratamento técnico, a realizar pelo Arquivo Municipal, em concreto, limpeza, organização, inventariação exaustiva, acondicionamento e descrição, de modo a poder ficar disponível para consulta.
No conjunto do lote adquirido incluem-se, também, uma máquina calculadora, que se considera ter estado ao serviço da subdelegação da IGA, e uma garrafa de azeite, de 1978, da Firma Narciso Alves e Companhia, Lda., acervo entregue ao Museu Municipal de Porto de Mós.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00