Castelo recebe apresentação das Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós
área de conteúdos (não partilhada)O programa das Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós foi hoje apresentado publicamente, no Castelo de Porto de Mós. A Semana Santa inicia no próximo dia 14 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos e decorre até 21 de abril, Dia de Páscoa.
Nas palavras do Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, Porto de Mós é o único concelho de toda a região que nunca perdeu a tradição da assinalar a Semana Santa - refira-se que a Procissão do Senhor dos Passos, sempre teve lugar na vila - tradição esta que remonta ao tempo dos Agostinhos Pés Descalços e que se apresenta, agora, com um programa de atividades, culturais e religiosas, renovado.
As Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós procuram, sobretudo, permitir a quem participa e assiste, viver de forma intensa as cenas da vida de Cristo, neste período. É por este motivo que os momentos altos da semana – Domingo de Ramos e Via Sacra – são recriações que contam com a participação ativa da população e de grupos de crianças e jovens, orientados pelo Grupo de Teatro Leirena.
Frédéric da Cruz, diretor artístico do Leirena também marcou presença nesta apresentação e fez questão de frisar que, mais do que o trabalho artístico e teatral, inerente às recriações, é o sentimento de pertença e o ambiente que se vive pelo público que faz deste momento uma celebração tão intensa.
Já José Alves, pároco de Porto de Mós, salientou que levar a religião “para a praça pública” é fazê-la chegar a todos, referindo que as parcerias que permitem a concretização deste projeto são a prova de que ele é da e para a comunidade.
Relembramos que no dia 14 de abril, Domingo de Ramos, se dá início às celebrações com a recriação histórica da entrada de Jesus em Jerusalém. Neste dia a Ponte Nova, na vila de Porto de Mós, encontrar-se-á decorada com milhares de flores que criarão tapetes coloridos de beleza ímpar, feitos à mão.
Nos dias 15 e 16 de abril, a Igreja de São Pedro acolherá vários concertos, pelas 21h30. Já no dia 17 A Corda convida a viver um momento de reconciliação interior através da música, poesia e teatro.
Na Quinta-feira Santa o momento da Última Ceia e Lava Pés será recriado, às 21h00, também na Igreja de São Pedro.
Na Sexta-feira Santa, o momento alto das celebrações, terá início pelas 16h00, na Igreja de São Pedro, com a recriação histórica da Via Sacra, sob coordenação do Leirena Teatro, percorrendo as ruas da vila de Porto de Mós e terminando no Castelo.
Nos dias 20 e 21 de abril haverá celebrações religiosas na Igreja de São Pedro.
Porto de Mós convida, assim, a viver as Celebrações da Semana Santa, quer através da participação nas recriações, como figurante, ou na elaboração do tapete florido, quer assistindo às várias cerimónias e momentos culturais que compõem o programa.