Câmara Municipal de Porto de Mós assinou Protocolo 'Caminhos de Fátima, Caminhos do Mar'
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Em Cascais passará a iniciar-se o Caminho do Mar, percurso que vai envolver, também, os municípios de Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha e Ourém. A partir daqui, serão assinalados com setas azuis e marcos, caminhos pedonais seguros até ao destino final dos peregrinos: Fátima ou Santiago de Compostela.
O projeto foi orientado pelo arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, antigo presidente do Centro Nacional de Cultura, estando já sinalizados o Caminho do Tejo, com início em Lisboa, o Caminho do Norte, com início em Valença passando pelo Porto e Coimbra, e o Caminho da Nazaré, num total de cerca de 500 quilómetros.
Ao identificar estes percursos pedonais mais seguros pretende-se encaminhar os milhares de pessoas que peregrinam a pé para Fátima e para Santiago de Compostela, todos os anos e ao longo de todo o ano, para zonas pedonais mais seguras, longe das estradas onde o perigo e acidentes espreitam a cada quilómetro.
O protocolo foi subscrito, ontem no Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães Cascais, por Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, entidade responsável pelo projeto a nível nacional, e pelos presidentes das Câmaras Municipais envolvidas no Caminho do Mar.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00