Portomosense conquista 3º lugar na Final do Concurso Intermunicipal de Ideias da Região de Leiria
área de conteúdos (não partilhada)A 5ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Leiria”, foi promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, e decorreu no passado dia 31 de maio de 2019, na Casa da Cultura do Município de Figueiró dos Vinhos.
Nesta grande Final do Concurso e na presença de mais de 200 pessoas foram apresentadas as 10 ideias de negócio, em representação de cada um dos Municípios, tendo-se destacado o projeto CasBat como o grande vencedor. Este será também o projeto que vai representar a Região de Leiria no Concurso de Ideias da Região Centro (entre 100 Municípios), que terá lugar na ESTG do IPLeiria, no dia 7 de junho.
Ao júri, composto por representes do IAPMEI, da NERLEI, da OPEN, do Instituto Politécnico de Leiria e do ISLA, coube a difícil tarefa de eleger os grandes vencedores da noite.
O 1º prémio foi entregue aos alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ansião, em representação do município de Ansião, com o projeto “CasBat – Plástico Biodegradável”. Os alunos Ana Margarida Gomes, Pedro Correia da Silva e Rodrigo João Tomás, sob a orientação da professora Rosa Gonçalves convenceram o júri do concurso, através da apresentação de uma solução e uma amostra para o crescente problema da utilização dos plásticos, e vão usufruir de uma Missão de Empreendedorismo a Madrid.
Em 2º lugar classificou-se o projeto “SMARTKEY”, em representação do município de Pombal, premiado com uma Missão de Empreendedorismo a Lisboa, durante 3 dias. Esta Ideia consiste na criação de uma aplicação para smartphones, com o principal objetivo de atribuição de chave de quarto em unidades hoteleiras, que serve também para reservas de restaurantes e comunicação com os diferentes serviços do alojamento através de um chat. O projeto foi defendido pelos alunos Duarte dos Reis João, do 2º ano de Mecatrónica e Tatiana Arneiro, do 3º ano de Turismo, da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, orientados pela professora Ana Patrícia Carvalho.
O 3º lugar foi ocupado pelo projeto “ColaborArt”, do aluno Alexandre Miguel Jorge, do 11º ano, da Escola Secundária de Porto de Mós, sob orientação da professora Maria de Fátima Costa, em representação do município de Porto de Mós, e que foi premiado com uma Missão de Empreendedorismo aos Centros de Investigação do IPLeiria, durante 1 dia. Com este projeto, o seu mentor pretende criar uma rede comercial corporativa, assente numa loja física e online, para pequenos produtores artesanais.
dinamização deste concurso nos 10 municípios da Região de Leiria envolveu mais de 1.300 alunos e 64 professores, em 23 escolas do território, de onde resultaram candidaturas de 131 projetos, idealizados por 341 alunos. Depois de analisadas as candidaturas foi feita uma seleção de 68 projetos que passaram à fase dos concursos municipais.
Nesta fase, os projetos e as competências dos seus mentores foram trabalhadas num Bootcamp, realizado em Alvaiázere, que serviu para preparar as suas apresentações para os concursos municipais, realizados entre os dias 13 e 22 de maio, cujos vencedores seguiram para a Final Intermunicipal de 31 de maio.
Todas estas atividades fazem parte do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL, que já conta com 5 Edições, e que foi criado com o objetivo de desenvolver uma estratégia integrada para a promoção do espírito empreendedor dos mais jovens na Região de Leiria.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria