Porto de Mós acolheu o 7º Congresso da Federação Portuguesa de Espeleologia
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Terminou o 7º Congresso da FPE – Federação Portuguesa de Espeleologia, que decorreu em Porto de Mós nos dias 16 e 17 de novembro.
O evento contou com cerca de 140 participantes, 27 comunicações e 22 oradores e foi, acima de tudo, um espaço de partilha e divulgação dos trabalhos efetuados nos últimos anos e do conhecimento adquirido sobre o património subterrâneo nacional e internacional.
A longa lista de apresentações incluiu trabalhos do norte, sul e ilhas, desde Campanhó e Valongo, até Tomar, Sintra, Óbidos, Montejunto, Algarve e São Miguel.
Vários foram também os trabalhos apresentados da região do maciço calcário estremenho, como em Ansião, Alviela, Alcobertas e no PNSAC.
Foram ainda divulgados trabalhos de equipas de espeleólogos portugueses em várias regiões do mundo, como Moçambique, Cabo-verde, Brasil, México e Timor.
Este congresso foi também uma oportunidade de convívio e aproximação entre a comunidade espeleológica nacional, sempre interessada em dar a conhecer as grutas ao maior número possível de pessoas como forma de as defender e preservar. Disso é exemplo a parceria entre o NEL – Núcleo de Espeleologia de Leiria e a Câmara de Porto de Mós para visitas às grutas com pessoas de mobilidade reduzida, ou a visita à gruta Soprador do Carvalho com 2 invisuais que pela primeira vez entraram numa gruta.
Este Congresso também fez história, com a assinatura de um protocolo entre a FPE e o ICNF que irá institucionalizar e reforçar as relações entre estas duas entidades, nos objetivos comuns de defesa e preservação do património subterrâneo, e da regulação da atividade espeleológica.
Federação Portuguesa de Espeleologia
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00