Projeto de arte urbana chega a Porto de Mós
área de conteúdos (não partilhada)Arte urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.
Porto de Mós recebe, agora, esta tendência, pela mão de Rui Basílio, residente no concelho, a convite da Câmara Municipal de Porto de Mós, para desenvolver o projeto “Mãos Divinas”, como forma de agradecimento da população aos Bombeiros de todo o Município. O projeto representa duas mãos divinas a ajudarem duas mãos carenciadas. Com um tipo de traço simples, tal como o próprio gesto de ajudar, com a cor vermelha do sangue e o preto do luto. Este projeto, de caris social, foi acompanhado por um videógrafo (João Ligeiro) e um produtor musical (Randy One) que, com o produto final do mural, ajudaram a transmitir a mensagem de agradecimento.
Para além deste projeto de arte urbana, mais propostas estão em cima da mesa, prontas a redesenhar a paisagem da sede do concelho.
Fica o convite, esteja atento!
Rui Pedro Nico Basílio, nascido a 25 de Outubro de 1990, em Évora. Atualmente casado e a residir em Fonte do Oleiro, no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
Concluiu o ensino secundário no Instituto Educativo do Juncal com a formação em Design de Equipamento. Candidatou-se ao curso superior de Design Industrial na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, concluindo-o com sucesso. Neste momento está em processo de investigação para dar como concluído o Mestrado em Design de Produto na já anteriormente referida ESAD.
De 2015 até 2019 manteve as artes e o design aliados à sua profissão de técnico erosor de penetração na empresa de moldes técnicos, Rectimold. Com um longo e árduo trabalho de bastidores para a mudança definitiva a tempo inteiro para a vertente das artes, decide recentemente, a 21 de Janeiro de 2020, abrir o seu ateliê.
A especificação do seu trabalho é, curiosamente, não ter uma especificação em concreto. Os projetos focam-se no que der para intervir de forma corretiva, se possível, esteticamente eficazes e protegidos com uma boa mensagem.
Desde 2015 que no seu percurso como designer incluiu projetos com entidades públicas e privadas. Intervenções exteriores e interiores, pinturas e retratos são alguns dos exemplos que se poderão encontrar no portfólio no site www.basilio.pt.
O ano de 2019 acaba por ser o ano chave neste longo processo de evolução, elaborando os projetos de maior responsabilidade. Em Outubro de 2019, foi finalista e vencedor do concurso nacional de arte urbana promovido pela BMW. Com o auxílio de uma rebarbadora, retratou duas mãos, num registo realístico, num contentor metálico de 5,0m x 2,5m. Com esta singularidade acaba por criar um método próprio de registo e que pretende explorar além-fronteiras.
Ainda em 2019, em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós, Rui Basílio apostou no Projeto “Mãos Divinas”.