Novos cuidados a ter com o Lixo
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
A pandemia do novo coronavírus obriga a mudar a forma como as entidades de gestão de resíduos tratam o lixo que visam garantir a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e prevenir a disseminação da doença.
Seguido as orientações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o Município de Porto de Mós recomenda algumas preocupações a ter em consideração, caso esteja em quarentena.
Os doentes que ao estarem em casa com diagnóstico de Covid-19 têm de usar sacos de lixo resistentes, só os devem encher até dois terços, fechá-los bem e colocá-los dentro de um segundo saco.
Caso alguém tenha na sua habitação uma pessoa infetada ou com suspeita do novo coronavírus, os resíduos "devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade".
Os sacos devem depois ser "colocados dentro de um 2.º saco, devidamente fechado", e de seguida colocados no contentor de resíduos indiferenciados.
Enquanto aos resíduos produzidos pelos doentes (ou eventuais doentes) nas empresas ou instituições, entre outros, com casos suspeitos ou confirmados de infeção passa a ser equiparado a resíduos hospitalares de risco biológico e encaminhado para o sítio onde normalmente vão os resíduos dos hospitais.
Cuide de si e dos que trabalham por si!...
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00