CIM Região de Leiria organiza transporte e regista alojamentos para acolher cidadãos ucranianos
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria enviou, esta madrugada, mais um autocarro de 50 lugares para apoiar os cidadãos ucranianos que fogem da guerra. Através da plataforma «SOS Ucrânia – Região de Leiria», a CIM Região de Leiria também disponibiliza alojamentos para acolher refugiados que venham para a região.
Com a generosidade e sentido de solidariedade das populações e instituições dos 10 municípios da CIM, a Região de Leiria regista, na presente data, uma disponibilidade imediata para mais de 250 cidadãos, e com o registo de mais ofertas municipais, da sociedade civil, IPSS e empresas, será expectável que nos próximos dias se alcance o objetivo de disponibilizar apoio a cerca de meio milhar de cidadãos refugiados da Ucrânia.
Esta resposta coletiva no acolhimento de cidadãos ucranianos realizada pelos municípios que integram a região de Leiria, irá ser reforçada com medidas de apoio na integração, na área da educação, para além do emprego e proteção social, em articulação com o Governo, organizações da sociedade civil, IPSS e também com a comunidade ucraniana em Portugal, no sentido de responder aquelas que são as necessidades fundamentais que podem ser alojamento, mas também com uma aposta fundamental na dimensão da inclusão social e emprego.
Também o apoio psicológico e na área da saúde familiar são intervenções que estão previstas no quadro do acolhimento e apoio aos deslocados que venham a fixar-se na região de Leiria.
Note-se que, na passada sexta-feira, dia 11 de março, e esta madrugada, dia 14 de março, partiram missões organizadas, e com a colaboração da CIM da Região de Leiria, de resgate para as zonas de fronteira da Ucrânia, que irão trazer mais de três centenas de cidadãos ucranianos deslocados da guerra, com chegada prevista até ao final da presente semana.
Na ocasião, o Presidente da CIM Região de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a “importância da cooperação entre todas as entidades envolvidas e o sentido de solidariedade da população leiriense” na construção de um plano de emergência eficaz para “o acolhimento de um povo que foge desesperadamente da guerra”. “Vamos colaborar com todos os municípios e com as entidades da região, inclusive várias ONG e representantes da Comunidade Ucraniana em Portugal, no sentido de proporcionar uma plena integração social, cultural e profissional daqueles que vejam na região um local seguro e com futuro para as suas vidas”.
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00