Mês de Abril - Prevenção dos Maus Tratos na Infância
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Abril é o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, uma iniciativa de carácter internacional. Neste sentido, a CPCJ de Porto de Mós, em parceria com as suas entidades representantes, vai realizar diversas atividades, no decorrer do mês de abril, convidando os munícipes em geral a colocar um laço azul na sua janela, como símbolo para a sensibilização da necessidade da prevenção dos maus tratos infantis.
Em parceria com o Município de Porto de Mós, durante este período, e à semelhança do ano transato, decidiu-se colocar no castelo e numa das rotundas da vila, um laço azul, como chamada de atenção para a problemática.
Considerando que as atividades ocorridas no ano passado tiveram um impacto muito positivo na comunidade, foi lançado, novamente, o desafio às Escolas, à Cercilei, IPSS e Lares privados de se unirem nesta iniciativa, realizando laços azuis e colocando no exterior dos seus edifícios, bem como, no dia 30 de abril, criarem um laço azul humano em cada uma das instituições.
Foi, também, lançado o desafio, às famílias de praticarem o “Calendário dos Afetos”. O Calendário propõe uma atividade diferente para cada dia, divulgada no facebook da CPCJ de Mós. Mais um desafio: registar e partilhar as atividades com a CPCJ de Porto de Mós, para posterior divulgação dos trabalhos efetuados.
Acompanha esta e outras atividades em https://www.facebook.com/cpcjpms .
A campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro, com o objetivo de fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica, uma vez que os seus netos foram vítimas de maus tratos físicos severos.
E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta pela proteção das crianças. Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, são muitos os países que usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram como resultado do abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
As fitas azuis correspondem a uma iniciativa de sensibilização e são uma oportunidade para nos lembrarmos da nossa responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus tratos.
CPCJ de Porto de Mós
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00