Liberdade!
área de conteúdos (não partilhada)A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Porto de Mós assinalaram os 48 anos passados sobre a Revolução dos Cravos.
Teatros, exposições e as cerimónias solenes completaram o programa que iniciou no dia 23 de abril com a Roda da Leitura, uma iniciativa da Biblioteca Municipal. No dia 24 de abril, o cineteatro acolheu “Até amanhã liberdade”, uma espetáculo de teatro musical, e no dia 25 de abril, dedicado ao público infantojuvenil, estreou a peça “Literaturinha: romance do 25 de abril”.
A par destas atividades culturais, encontram-se a decorrer as exposições “Quotidianos da Revolução: o 25 de Abril no concelho de Porto de Mós", na Praça Arménio Marques, e "Porto de Mós e o 25 de Abril: vivências no tempo da Ditadura e da Revolução", patente na sede de todas as juntas de freguesia do concelho.
No dia 25 de abril, as comemorações tiveram início às 09h00, com o hastear da bandeira, que contou com a presença das Corporações de Bombeiros do concelho, da GNR de Porto de Mós e do Regimento de Artilharia nº4.
Seguiu-se a sessão solene, no cineteatro, onde estiveram representados todos os líderes partidários com assento na assembleia municipal.
Se no decorrer dos dois últimos anos a pandemia foi o tema principal das intervenções, este ano o foco esteve na invasão à Ucrânia e nas consequências de daí advém em termos económicos, políticos e sociais, fazendo emergir a questão da liberdade dos povos como um tema cada vez mais atual.
A sessão contou, também, com a uma breve apresentação de Kevin Soares, historiador e coordenador das exposições que percorrem as freguesias do concelho e que são parte integrante do programa de comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a decorrer no próximo triénio.
Após a cerimónia solene teve lugar a apresentação do livro "Porto de Mós em duas Guerras", da autoria de José Conteiro e apresentação do Coronel Mário Pragosa.