Dia Internacional dos Arquivos evocado através da assinatura de protocolos
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Concretizou-se, hoje, Dia Internacional dos Arquivos, a assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Porto de Mós e os proprietários de três jornais locais com vista à sua disponibilização na plataforma digital do Arquivo Municipal de Porto de Mós.
A cerimónia, que decorreu junto ao edifício da Central das Artes, futura casa do Arquivo Municipal, contou com a presença do Senhor Vice-Presidente de Câmara e Vereador da Cultura, Eduardo Amaral; Pedro Vazão, diretor da CINCUP, proprietária do jornal “O Portomosense”; Joaquim Silvério Ângelo, proprietário do periódico “O Juncalesnse”, não tendo podido estar presente Luís Manuel Ferreira, pároco de Mira de Aire, representante do jornal “Voz de Mira de Aire”, propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da mesma freguesia.
Primeiramente, Fernanda Sousa, Arquivista do Município, começou por proceder a um enquadramento desta ação, referindo que esta iniciativa decorre do projeto que tem vindo a ser desenvolvido pelo Arquivo Municipal, com vista à disponibilização em acesso aberto da coleção de periódicos locais, afirmando que a imprensa local é uma fonte informativa riquíssima, uma vez que permite conhecer e estudar as comunidades nas suas diversas facetas. Facilitar o acesso a estes conteúdos é, pois, uma mais-valia, uma vez que potencia o conhecimento e a valorização da história e da memória do concelho.
Em seguida tomou a palavra Pedro Vazão, pelo jornal “O Portomosense”, começando por prestar homenagem a João Matias, fundador deste jornal, referindo, também, a importância dos órgãos de comunicação local. Joaquim Silvério Ângelo proferiu, igualmente, algumas palavras, dando conta do contexto em que o mensário “O Juncalense”, publicado entre 1996 e 1998, surgiu.
Por fim, interveio o Sr. Vice-Presidente e vereador da Cultura, Eduardo Amaral, reforçando o papel do Arquivo Municipal enquanto serviço recetor e promotor da memória e salientando a importância de todos valorizarem a informação que produzem em contexto de comunidade. Referiu que existirão, com toda a certeza, outras produções jornalísticas ao nível do concelho, sendo, de todo o interesse, que estas coleções pudessem integrar o acervo do Arquivo Municipal, ficando salvaguardadas para posterior disponibilização e consulta.
Justificou, ainda, a escolha simbólica do local para esta cerimónia, uma vez que o edifício da antiga Central Termoelétrica albergará, futuramente, o Arquivo Municipal.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00