Expansão da Rede de Fibra Ótica
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
O município de Porto de Mós e a empresa dstelecom celebraram um memorando de entendimento do qual resulta o compromisso de colocar fibra ótica nas zonas onde esta infraestrutura ainda não existe, nomeadamente na Bezerra, Serro Ventoso (norte), Barrenta, Covas Altas, Covão de Óles, Casais dos Vales, Alqueidão da Serra, Carreirancha, Zambujal e Alvados.
Para além da expansão em zonas onde, à data, não existe cobertura de fibra, a rede da dstelecom vai chegar a Alcaria, Azelha, Barreira da Junqueira, Cabeça das Pombas, Casal das Correias, Castanhal, Chainça, Chão das Pias, Codaçal, Covões Largos, Covão do Sabugueiro, Espinheiro, Fradilhão, Fontainhas, Lugar da Fonte, Moliana, Paiã, Penedos Belos, Pia Carneira, São Bento, Serro Ventoso (centro e sul), Telhados Grandes e Zambujal de Alcaria permitindo assim que o consumidor final possa contratar serviços de telecomunicações com mais velocidade, maior largura de banda, melhor cobertura e maior qualidade junto de qualquer operador.
Não há ainda uma data fechada para a conclusão da instalação da rede, mas foi comunicado o desejo de que a infraestrutura possa estar concluída dentro de um ano ou um ano e meio.
A rede de fibra a instalar vai estar assente na tecnologia FTTH de última geração. É uma rede independente dos operadores de retalho (Nos, Meo, Vodafone, Nowo ou blu) que alugam a infraestrutura à dstelecom para a prestação dos seus serviços de internet, televisão ou voz aos clientes finais, os consumidores. Assim, as cerca de 2.500 casas servidas por esta nova rede de fibra ótica de alta velocidade passam a ter maior liberdade de escolha no momento de contratarem serviços de telecomunicações, uma vez que podem aderir junto do operar que pretenderem.
Para o presidente da Câmara, Jorge Vala, “são as parcerias externas que nos ajudam a evoluir e que nos hão de ajudar também a desenvolver a nossa estratégia de proporcionar a todos os residentes no concelho boas condições de conectividade, mas também a fixar mais pessoas e a trazer gente nova.”
Tratando-se de um investimento privado considerado de elevado interesse para o concelho, a Câmara isentou este projeto de taxas municipais e irá acompanhar a sua implementação de perto, colaborando na resolução de problemas pontuais que surjam no terreno.
Com este projeto de expansão da rede de fibra ótica, Porto de Mós vai ficar mais próximo do mundo digital.
A assinatura do memorando teve lugar no auditório da Central das Artes no passado dia 26 de julho.
GC/JG
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00