'Porto de Mós: tempo, espaço e memória' aborda história local
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
“Porto de Mós: tempo, espaço e memória - I Ciclo de Conferências” é a obra que resulta do ciclo de conferências que lhe dá nome, realizado em 2019, na Junta de Freguesia e no Castelo de Porto de Mós, da organização do historiador e portomosense, Kevin Soares, em parceria com o Município de Porto de Mós e a Junta de Freguesia de Porto de Mós e apoio de Marta Silva, da Rádio Dom Fuas, do jornal O Portomosense e da Paróquia de Porto de Mós.
No passado dia 5 de novembro, a Central das Artes acolheu a sessão de lançamento desta publicação, que contou com a apresentação de Adélio Amaro, Presidente do CEPAE e ainda com as intervenções de Kevin Soares, Manuel Barroso, Presidente da Junta de Freguesia de Porto de Mós e de Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós.
Kevin Soares referiu que o papel dos académicos passa também pela proximidade à comunidade, fazendo a ponte entre o conhecimento científico e o senso comum, sendo esta uma forma de esclarecer, educar e sensibilizar a comunidade civil para a importância destas temáticas. Assim, o I ciclo de conferências abordou, de uma forma acessível, temas tão diversos quanto os "Arqueossítios no concelho de Porto de Mós", de Jéssica Santos; o "Castelo de Porto de Mós e a obra mecenática de D. Afonso 4º Conde Ourém", de Alexandra Leal Barradas; "Identidades, vivências e contributos dos Agostinhos Descalços", de Beatriz Rodrigues Cabral; "Assistência a expostos e lactados", de Kevin Soares; "Deus, igreja e pátria: a história do associativismo escutista", de Gonçalo Brito Graça; "De desígnio a necessidade. Algumas notas sobre a antiga central elétrica a carvão de Porto de Mós", de José Manuel Brandão e "A central termoelétrica de Porto de Mós: novas leituras e perspetivas", de Fernanda maria Reis de Sousa.
No final da apresentação realizaou-se uma mesa redonda onde houve oportunidade para questionar os autores da obra sobre as suas intervenções, o que resultou numa conversa muito interessante entre o público e os autores.
Assinalada a importância da realização destas atividades, que aproximam a academia da comunidade, ficou feito o convite, por parte da autarquia, para a elaboração de um livro sobre o Castelo de Porto de Mós, face à lacuna existente na recolha de informação científica fidedigna sobre aquele monumento, e para acolher mais iniciativas desta natureza.
PA
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00