Simulacro prepara Solar do Povo do Juncal para incêndio
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Decorreu hoje, dia 16 de novembro, um simulacro no Solar do Povo do Juncal, uma IPSS com valência de ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, CD - Centro de Dia e SAD - Serviço de Apoio Domiciliário.
A ação desencadeou-se às 10h22, quando surgiu fumo num dos quartos da instituição. A equipa acionou o protocolo – desligou o quadro elétrico, evacuou os idosos e chamou as entidades de emergência - tendo-se deslocado ao local os Bombeiros Voluntários do Juncal, com uma viatura de combate a incêndios e uma ambulância, e a GNR. Chegados ao local, foi necessário avaliar a gravidade da situação e atuar de acordo com o cenário das operações.
A concretização de simulacros nas instituições sociais e escolares tem o duplo objetivo de preparar e alertar as pessoas para as ações a tomar numa situação de emergência, permitindo identificar falhas no processo e corrigi-las, de modo que, numa situação real, tudo funcione da melhor forma possível.
Esta avaliação serve, igualmente, para preparar as forças de segurança, treinando-as e preparando-as para cenários reais de catástrofe.
No final da ação foi feito um briefing com a Proteção Civil, os responsáveis pela equipa de bombeiros e a instituição, no sentido de avaliar a atuação de todos os intervenientes, identificar falhas e melhorar procedimentos.
Em suma e nas palavras de Telma Cruz, Vereadora da Ação Social do Município de Porto de Mós, é essencial realizar estas ações com maior frequência pois a preparação dos intervenientes e a identificação de erros no processo, pode fazer a diferença num cenário real.
PA
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00