Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril - Luís Amado abre Ciclo de Conferências
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
“O 25 de Abril 50 anos depois. A democracia no mundo em guerra” foi o tema apresentado por Luís Amado, na passada sexta-feira, na Central das Artes, na palestra inaugural do Ciclo de Conferências “Ditadura e Democracia: que História? Que Presente? Que Futuro?”, integrado no programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 2022-2024, promovido pelo Município de Porto de Mós.
O orador, portomosense, e ex-ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros e Presidente da Comissão de Honra destas Comemorações, começou por realçar o facto de o nosso país ser visto no estrangeiro como um modelo, no que diz respeito à transição para o regime democrático, tendo tido um papel fundamental na mudança de paradigma político de muitas sociedades referindo, também, a importância do poder local na afirmação da democracia em Portugal. Abordou, igualmente, a instabilidade do contexto internacional vivido atualmente, com um cenário de guerra sem fim à vista, o que nos coloca grandes desafios e incertezas relativamente ao futuro, exigindo grande racionalidade ao nível das decisões políticas de topo.
Iniciou-se assim, de um modo muito participado, este Ciclo de Conferências, estando já agendada para o dia 24 de fevereiro a próxima palestra que contará com a presença de Fernando Rosas, reconhecido historiador, professor e político português, subordinada ao tema: “48 anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime”. A temática escolhida tem por base o livro: Salazar e o poder: a arte de saber durar, da autoria do palestrante.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00