Tese de Luís Reis premiada pela Associação Portuguesa de Geógrafos (APG)
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
A tese apresentada por Luı́s Miguel Conceição Silva dos Reis, intitulada “Avaliação do potencial endocársico do sector setentrional do planalto de Santo António (Maciço Calcário Estremenho, Portugal Central)” foi eleita como vencedora da edição 2023 do Prémio APG | Mestrado - Universidade de Coimbra. Trata-se de um trabalho do domínio da Geografia Física com o propósito de desenvolver um modelo cartográfico que permita representar espacialmente a probabilidade da existência de formas cársicas em profundidade (e.g., grutas), ou seja, o “potencial endocársico”.
Incidindo sobre o sector setentrional do Planalto de Santo António, no Maciço Calcário Estremenho, foram considerados para a modelação espacial do potencial endocársico os seguintes fatores condicionantes: litologia (a que se juntam as caraterísticas faciológicas e estratonómicas - unidades litostratigráficas), estrutura geológica (onde se inclui a fraturação e a geometria das camadas rochosas), topografia e ocupação do solo.
O Prémio APG (Associação Portuguesa de Geógrafos) | Mestrado tem por objetivo promover, incentivar e estimular a investigação geográfica, designadamente a que é realizada no contexto dos cursos de segundo ciclo em Geografia. O prémio destina-se a premiar geógrafos que tenham produzido trabalhos científicos de excelência, conducentes à atribuição do grau de mestre. São elegíveis todas as dissertações que contribuam para o avanço e afirmação da Geografia, seja através do desenvolvimento de processos de reflexão ou do aprofundamento crítico do conhecimento numa área temática da Geografia e/ou num estudo de caso particular.
Ver mais: Associação Portuguesa de Geógrafos
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00