Centro Interpretativo de Atividades de Natureza, porta de entrada para o PNSAC
área de conteúdos (não partilhada)Decorreu ontem, dia 17 de setembro, a Inauguração do Centro Interpretativo de Atividades de Natureza no PNSAC, em Alvados, no âmbito do Festival Viver 2023 que teve lugar na União de Freguesias de Alvados e de Alcaria.
A requalificação do agora Centro Interpretativo de Atividades de Natureza no PNSAC teve como objetivo transformar este espaço num polo agregador, que funcionará como epicentro de todo o Projeto de Turismo Natureza no concelho de Porto de Mós, abraçando uma série de vertentes desportivas e de lazer e encontra-se integrado numa estratégia alargada de Turismo, nomeadamente de turismo de natureza, encetada pelo Município de Porto de Mós.
A sessão contou com a intervenção da Presidente da União de Freguesias de Alvados e Alcaria, Sandra Martins. A Presidente local agradeceu ao município a possibilidade daquele edifício finalmente cumprir o desígnio para o qual nasceu, há mais de 20 anos atrás, reiterando as características do território para acolher a prática de atividades desportivas e de natureza.
Já o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Dr. Raul Almeida, confirmou o apoio desta entidade para a implementação deste projeto e referiu que os dados estatísticos indicam a crescente procura por este tipo de turismo, ressalvando que o turismo de praia e sol se torna redutor quando se fala das potencialidades de Portugal neste setor.
Por outro lado, o Diretor Regional do ICNF, Eng. Rui Pombo, que esteve na cerimónia em representação do Secretário de Estado do Ambiente, admitiu que sendo Porto de Mós um território protegido quase na sua totalidade, faz todo o sentido que uma das principais portas de entrada do PNSAC se situe na sua área de intervenção.
O Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, afirmou que a reabertura deste espaço concretiza a certeza no dever cumprido, alertando para a necessidade de trabalhar em conjunto com todos os municípios que integram o parque natural, medida concretizada pela acordo de cogestão entre estes e o ICNF.
No decorrer da cerimónia foi, ainda, assinado o protocolo de colaboração entre o Município de Porto de Mós e a Trilho do Castelejo – Associação de Aventura de Alvados, para a cedência de espaço para dinamização de atividades de natureza desportiva.
De seguida foi feita uma visita guiada ao espaço, com acompanhamento do Vereador da Cultural, Turismo, Desporto e Ambiente, Eduardo Amaral. No decorrer da mesma foi, também, apresentado o novo site de promoção da Rede de Trilhos e Espaços de Visitação, visite.portodemos.pt .
As obras incluíram o redimensionamento do espaço e a criação de melhores acessos, tornando-o mais acessível e inclusivo; a construção de um novo acesso aos balneários, mais direto e independente das restantes áreas, permitindo a sua utilização exclusiva e, ainda, a reconversão de algumas áreas em espaços mais dinâmicos, funcionais e apelativos, como é caso do terraço superior.
A obra representou um investimento de €149.800,41, e é parte integrante da operação "Rede de Trilhos e Espaços de Visitação do concelho de Porto de Mós", no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020.
𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑜𝑏𝑟𝑎 𝑒́ 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑔𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑂𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 “𝑅𝑒𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑇𝑟𝑖𝑙ℎ𝑜𝑠 𝑒 𝑒𝑠𝑝𝑎𝑐̧𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑉𝑖𝑠𝑖𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑛𝑐𝑒𝑙ℎ𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑀𝑜́𝑠” 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑜 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑡𝑒𝑣𝑒 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑜 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑛𝑐𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑜 𝑃𝑟𝑜𝑔𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑂𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑔𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑜 𝐶𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜,
𝐸𝑖𝑥𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑜𝑟𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝐴𝑓𝑖𝑟𝑚𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑠𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜𝑠 (𝐶𝑂𝑁𝑆𝐸𝑅𝑉𝐴𝑅)𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑜 𝐹𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑝𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝐷𝑒𝑠𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑅𝑒𝑔𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 (𝐹𝐸𝐷𝐸𝑅) 𝑛𝑜 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 378.628,24€. “