Inácia Rezola encerra ciclo de conferências sobre 25 de Abril
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Maria Inácia Rezola, Presidente da Estrutura de Missão das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi a oradora convidada da oitava e última sessão do ciclo de conferências “Que história? Que presente? Que futuro?”, que decorreu no passado dia 24 de novembro.
Após a análise cronológica, ao longo de vários meses, dos acontecimentos que levaram Portugal a viver uma ditadura até ao estabelecimento da democracia, a intervenção da professora Maria Inácia Rezola, doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, foi uma verdadeira resenha histórica do período pós 25 de Abril de 1974.
A “originalidade portuguesa da passagem da ditadura para a democracia”, de acordo com a opinião de alguns meios de comunicação social internacionais da altura; a organização dos diferentes partidos políticos, tendo eleições livres como pano de fundo; a presença das forças militares ao longo do processo; a preparação do sistema eleitoral – a criação de boletins de voto, a instrução da população que não ia às urnas há 50 anos, etc. Todos estes pontos foram abordados, incluindo os acontecimentos decisivos destes meses intensos que decorreram entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de abril de 1976, quando nasceu a Assembleia Legislativa, órgão deliberativo do novo regime democrático português.
À parte o contexto histórico, ficou no ar a pergunta: por que razão as gerações mais jovens não atribuem à política e ao poder do voto a pertinência que lhe assiste, nomeadamente quando relembramos que foi apenas há 50 anos que a população portuguesa, incluindo as mulheres, teve oportunidade de voltar a manifestar-se sobre a governação do seu país?
Nas primeiras eleições livres pós 25 de Abril, 92% da população portuguesa votou! Ficou o alerta para a importância de ter uma atitude ativa quando se trata de escolher quem nos representa a nível local, regional, nacional e europeu, sobretudo quando se pretende valorizar a democracia, num contexto internacional e nacional que, claramente, a põe em risco.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00