Teatro e música marcam programa da Semana Santa
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Porto de Mós apresentou, no dia 11 de março de 2024, na Central das Artes, o programa da Semana Santa de Porto de Mós que decorrerá de 24 a 31 de março. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e do Vereador da Cultura e do Turismo, Eduardo Amaral. Nesta conferência também estiveram presentes os participantes do programa das celebrações, nomeadamente Luís Ramos, Presidente da Direção da Sociedade Artística e Musical Cortesense; Mário Teixeira, Diretor Pedagógico do Orfeão de Leiria e Frederico Cruz, por parte da Companhia de Teatro de Leiria - Leirena. As comemorações que assinalam este período pascal serão realizadas em colaboração com a Paróquia de Porto de Mós, que foi representada na conferência pelo Pároco José Alves, naturalmente responsável pela componente religiosa do programa.
Nesta reunião salientou-se, ainda, a importância da participação na Via Sacra, como forma de integração ativa da comunidade nas celebrações.
O programa arranca, assim, no Domingo de Ramos, com a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém, onde se destaca o tapete florido de cerca de 300 metros, que percorre a Ponte de São Pedro, em direção à igreja matriz da vila. Ainda neste dia terá início o programa de concertos noturnos na Igreja de São Pedro, com a atuação do Coro Ninfas do Lis e Rute Martins & Camerata, por parte do Orfeão de Leiria. Ao longo da semana a Igreja de São Pedro será palco de vários encontros culturais que terão a música como peça chave, com destaque para o “Concerto da Páscoa”, com o Tenor João Mendonza, compositor e letrista, cuja voz lhe valeu um encontro com Papa Francisco; “A Gathering of Grace” de Douglas Nolan, por parte da Academia Coral Mezzo e “A caminho da Páscoa”, pela Sociedade Artística e Musical Cortesense”. Na quinta-feira, terá lugar a recriação histórica “Última Ceia – Lava-pés”.
Na Sexta-feira Santa, a recriação bíblica da Via Sacra será o momento alto das celebrações. Um grupo de atores profissionais e amadores, sob coordenação do Grupo de Teatro Leirena, fará a recriação do momento da condenação até à morte de Jesus Cristo. O espetáculo religioso terá início na Igreja de São Pedro, percorrendo, depois, as ruas da vila até ao Castelo de Porto de Mós, onde terá lugar o momento mais emotivo da recriação.
Nas palavras do presidente da autarquia, esta celebração visa unir toda a comunidade, através da dinâmica cultural, musical e educacional da “semana maior”.
No seguimento da realização da Semana Santa, decorrerá, ainda, o Festival Gastronómico do Folar e da Amêndoa Artesanal e o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego.
CS/PA