Festas São Pedro, autenticidade e diferenciação
área de conteúdos (não partilhada)Após a apresentação realizada no âmbito da BTL, em Lisboa, a organização não quis deixar de apresentar o programa em território portomosense. Assim, na passada sexta-feira, dia 6 de abril, o Castelo de Porto de Mós acolheu a sessão de apresentação do programa das Festas São Pedro 2024.
A sessão contou com a moderação do Vice-presidente da autarquia, Eduardo Amaral. A compor a mesa estiveram, também, o Presidente do Fundo Social dos Funcionários do Município, Luís Vieira, a Adjunta do Comandante do Posto Territorial de Porto de Mós, Vanessa Ramalho, o chef responsável pela Cozinha de Demonstração, Samuel Mota e ainda quatro entidades artísticas que integram o programa de espetáculos - Cláudia Martins, do grupo Cláudia Martins & Minhotos Marotos; Bruno Santos, Maestro da Banda Recreativa Portomosense, Ana Margarida, do grupo Vir’ó Baile e Jorge Costa, com o nome artístico de DJ Costa M.
Uma referência nacional, na boca dos artistas presentes que percorrem o país de lés-a-lés em cenários idênticos, as Festas de São Pedro aliam tradição e modernidade, mantendo um caráter autêntico que as diferencia. Uma opinião reiterada por Luís Vieira que acredita que o espírito de equipa da organização se estende a todas as áreas de atuação da feira, a começar pelas Tasquinhas que têm no associativismo o principal motor de promoção da gastronomia local.
Como refere Eduardo Amaral “esta é uma organização com muitas organizações. A envolvência é na maioria das vezes voluntária e por “amor à camisola” e esse espírito salutar vive-se em todo o certame”.
As festas terão início a 28 de junho pelas 18h00, já com as Tasquinhas a funcionar, seguindo-se a apresentação das populares Marchas de São Pedro, pelas 21h00 e terminarão a 7 de julho, com o concerto de Rui Veloso e o espetáculo pirotécnico.
Ao longo dos 10 dias de festa, o programa contará com a presença de diversos artistas, tais como os REDBEDS, EN1, Mara, Cláudia Martins & Minhotos Marotos, Rita Rocha e Quina Barreiros. Com destaque ainda para Mickael Carreira, Jura, Fingertips e, no último dia, Rui Veloso.
As tasquinhas, vacadas, exposições, atividades equestres, artesanato, animação de rua, assim como a realização dos Prémios D. Fuas, da Cozinha de Demonstração, do Festival de Folclore de São Pedro, do programa televisivo Somos Portugal, entre tantas outras atividades, marcam presença no calendário das festas.
Com especial destaque para a gastronomia, a Cozinha de Demonstração regressa com uma cozinha renovada e chefs de renome internacional. Já o concurso Melhor Petisco, que visa valorizar os produtos regionais e as receitas tradicionais, volta a realizar-se para dar palco aos pratos confecionados e pensados pelas Tasquinhas.
As Festas de São Pedro 2024, que têm como tema a Liberdade, no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, continuam com o selo de eco evento, mantém-se com entradas gratuitas e são resultado de uma parceria conjunta entre o Município de Porto de Mós e o Fundo Social dos Funcionários da Câmara Municipal de Porto de Mós.