Equipamentos adaptados em todos os parques infantis são proposta do novo presidente Jovem Autarca
área de conteúdos (não partilhada)A Tomada de Posse do Jovem Autarca ocorreu ontem, 22 de abril, no âmbito das comemorações do cinquentenário de Abril, naquele que é um marco significativo na promoção da participação democrática dos jovens na política local.
Francisco Matos foi o presidente eleito, juntamente com o vereador Diogo Salgueiro e a vereadora Joana Carvalho (o segundo e terceiro mais votados, respetivamente) e com os conselheiros Andreia Póvoa, Miguel Braz, Mateus Santos e Lara Gomes, escolhidos pelos eleitos de entre todos os candidatos, para assim formarem uma equipa de sete elementos que irá presidir ao projeto Jovem Autarca durante um ano, com um orçamento de €5000,00.
Nesta terceira edição, dos 200 alunos que participaram no bootcamp, 50 apresentaram a sua candidatura, numa clara demonstração da vontade dos jovens se envolverem ativamente na vida política.
Esse tipo de projeto não só oferece uma oportunidade valiosa para os jovens entenderem o funcionamento do sistema governativo local e suas responsabilidades cívicas, mas também os capacita para terem um papel ativo na tomada de decisões que afetam as suas comunidades. Além disso, ao promover a competição saudável entre os candidatos, o projeto incentiva o desenvolvimento de aptidões de liderança, comunicação, gestão financeira e trabalho em equipa.
No seu discurso de tomada de posse, Francisco Matos, apontou objetivos muito concretos que gostaria de ver concretizados, nomeadamente a instalação de equipamentos adaptados a crianças com mobilidade reduzida em todos os parques infantis escolares.
O Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, respondeu ao repto reiterando essa vontade e pedindo para que o novo executivo Jovem Autarca tenha um papel ativo junto da sua comunidade, no sentido de apelar a que esses mesmos equipamentos sejam estimados pelos seus utilizadores.
Em retrospetiva, nesta 3ª edição, iniciado o processo de inscrição no projeto, os jovens tiveram oportunidade de participar numa sessão motivacional, realizada no passado dia 6 de fevereiro, onde estiveram presentes cerca de 200 alunos do 5º ao 12º ano, entre os 10 e os 17 anos.
Nesta sessão foram desenvolvidas dinâmicas de grupo, para os alunos das diversas escolas se conhecerem e trabalharem em conjunto na identificação dos problemas do concelho, bem como na proposta de soluções para os mesmos.
Seguiu-se a formalização das candidaturas, que foram analisadas por uma comissão técnica designada pela câmara municipal.
Assim, 50 jovens abraçaram este projeto e no dia 19 de fevereiro participaram num bootcamp, ou seja, numa sessão de treino intensivo, com o objetivo de adquirirem ferramentas para apresentarem as suas ideias e prepararem a campanha eleitoral, que decorreu de 27 de fevereiro a 8 de março.
No decorrer da campanha, os candidatos tiveram oportunidade de preparar materiais de divulgação, gravar um vídeo de apresentação da sua candidatura e de participar num debate político.
No dia 12 de março todos os alunos do 5º ao 12º ano puderam exercer o seu direito de voto nas urnas e, no exercício da democracia, Francisco Matos, da Escola Secundária de Porto de Mós, foi eleito o presidente Jovem Autarca.